Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966G62
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexões e lições
Authors: Celio da Silveira Junior
First Advisor: Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
First Co-advisor: Andrea Horta Machado
First Referee: Andrea Horta Machado
Second Referee: Helder de Figueiredo e Paula
Third Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Abstract: Neste trabalho, nossa atenção se voltou para os processos de compreensão sobre os modelos de ligação química. Especificamente, nossa pesquisa teve como foco a produção de sentidos sobre esse conteúdo em uma turma de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Ao assumirmos a mediação das aulas em ação colaborativa com a professora responsável pela turma, o nosso projeto de pesquisa remeteu-nos a um projeto de ensino com foco nas leituras em sala de aula de textos de uma coleção didática de ciências. Passamos a ter um duplo desafio, o de ensinar a ler para aprender, e o de ensinar modelos de ligações químicas. Para isso, a nossa intenção foi a de se dar boas aulas como esforços de ensinar a ler textos didáticos de ciências para aprender sobre modelos de ligações químicas. Pesquisamos o/no processo de estudo de ligações químicas - orientado pela leitura de textos didáticos - construindo relações alteritárias e dialógicas. Assim, quatro foram os pilares de nossa metodologia: uma abordagem histórico-cultural alteritária, um caminho metodológico pelo processo, uma construção feita pelo excedente de visão e pela exotopia, e uma mediação planejada com o objetivo de favorecer a leitura e a escrita relacionadas aos modelos de ligações químicas. Aqui, apresentamos os resultados relacionados a duas unidades de nossas análises, a de criação de propósitos para a leitura, e a de leitura como uma oferta de contrapalavras. Analisamos as produções escritas dos estudantes em busca dos indícios do desenvolvimento do processo de compreensão, bem como estivemos atentos aos sentidos produzidos com as leituras, de forma a recuperar a caminhada interpretativa desses estudantes. Concluímos que houve o início do processo de compreensão pelos estudantes da relação que há entre propriedades e modelos no estudo das ligações químicas. Do posto escolhido para a observação da experiência que vivemos, a linguagem, tiramos as lições que ora compartilhamos.
Abstract: In this paper, our attention focused on the processes of understanding chemical bonding models. Specifically, our research focused on the production of senses on this content in a group of students from of elementary public school. A collaborative teaching environment was used, wherein our group worked jointly with the 9th grade teacher responsible for the classroom and students. Our project consisted of teaching science in the classroom using the reading of science textbooks. We encountered a dual challenge; teaching reading skills for comprehension as well as teaching the chemical bond models. For this, our intention was to give good lessons as efforts to teach to read science textbooks to learn about models of chemical bonds. We researched the/in chemical bonding study process - driven by reading the textbooks and building dialogics relationships and of otherness. We used four pillars in our methodology: a cultural-historical approach in relation of otherness; a methodological procedural path; a construct made by surplus of vision and by exotopia; planned mediation based on reading and writing skills related to the chemical bond models. Here, we present the results related to two units of our analysis, the creation of purposes for reading, and reading as an counter-words offer. We analyzed the students' writing in search of evidence of development of understanding. Additionally, we were constantly attentive to the senses produced by the readings in order to check the students' interpretative walk. Our findings confirmed the students initial understanding of the relationship that exists between models and the properties. Herein we share our lessons.
Subject: Ciencia  Estudo e ensino  
Leitura
Educação
Material didático  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966G62
Issue Date: 29-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___c_lio_da_silveira_jr___2012.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.