Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966GPS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Ricardo Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Margareth Dinizpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Isabel Antunes Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Maria de Fatima Cardoso Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Margareth Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Mônica Maria Farid Rahmept_BR
dc.contributor.referee5Renata Nunes Vasconcelospt_BR
dc.creatorGustavo Alexandre Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T22:44:08Z-
dc.date.available2019-08-11T22:44:08Z-
dc.date.issued2012-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-966GPS-
dc.description.abstractThis monograph originates from daily observations in the job of educational psychologist in public schools in Itabira MG. The discontent in education is present, among other situations, in groups of students identified for having an unique position which detaches from others.They are teenagers who, in spite of going regularly to school, are refractory to all educative measures, which results in discontentment in the professionals who work with them. That observation leads to a problem which opens this research: what does the subject desires whenhe refuses school? To answer this, we chose psychoanalysis as supporting theory, whose concepts have allowed us to operate the research subjects speech. S0 that we investigate the subject of the unconscious specifities, the adolescence dead locks, the concept of disavowal (Verleugmmg) and consequences of that mechanism of suspension of desire. That happens from Freudian texts and through contemporary authors, among which ee highlight Jean Jacques Rassial, Bernard Penot, Charles Melman and Jean Pierre Lebrun. The discussion is articulated with the field research conducted at four Itabira public schools, with psychoanalysis oriented interviews with teenagers who we suspect have been positioned through the disavowal (Verleugmmg). The speech similarities obtained from this material allowed us to build the idea that the teenagers have been established in a place of exception inschools, while singularities from two specific cases that have exceded from the others have indicated us signs of another position, possibly oriented through the disavowal (Verleugnung) mechanism.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem origem em observações cotidianas a partir da atuação como psicólogo educacional em escolas públicas municipais de Itabira-MG. O mal-estar na educação se faz presente, dentre outras situações, em grupos de alunos identificados por terem uma posição singuçar que se destaca dos demais. Trata-se de adolescentes que embora frequentem a escola assiduamente, mostram-se refratários a todas as ofertas educativas, provocando estranhamento e desconforto aos profissionais que os acompanham. Essa constatação faz produzir uma questão problema que inaugura esta pesquisa de mestrado: O que o sujeito deseja quando recusa a escola? Diante dela, elegemos a psicanálise como teoria que nos sustenta e cujos conceitos permitiram-nos operar com o discurso dos sujeitos da pesquisa. Dessa maneira, investigamos as especificidades do sujeito do inconsciente, os impasses da adolescência, o conceito de Recusa (Verleugnung) e a implicações deste mecanismo na suspensão do desejo. Isto se deu a partir do texto freudiano bem como por mei de autores contemporâneos, dos quais destacamos Jean Jacques Rassial, Bernard Penot, Charles Melman e Jean-Pierre Lebrun. A discussão teórica se articula com a pesquisa de campo realizada em quatro escolas municipais de Itabira, em entrevistas clínicas orientadas pela psicanálise com adolescentes que suspeitamos posicionarem-se pela Recusa. As regularidades discursivas obtidas com este material permitiram-nos construir a ideia de que os adolescentes se estabelecem em um lugar de exceção na escola, enquanto as singularidades de dois casos específicos que se excedem dos demaisnos indicaram sinais de haver outro posicionamento, possivelmente orientado pelo mecanismo de Recusa (Verleugnung).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMal-estarpt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectRecusapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherPsicanálise e educação  Congressos pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherAdolescênciapt_BR
dc.titleO que o sujeito deseja quando recusa a escola?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_que_o_sujeito_deseja_quando_recusa_a_escola.pdf482.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.