Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966JJ9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estetizar a política e politizar a estética: as tensões entre arte e práxis político-social na obra e na ação politica de Gilberto Gil
Authors: Paulo Mariano Eulalio Campos
First Advisor: Rogerio Cunha de Campos
First Referee: Eneida Pereira dos Santos
Second Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Abstract: O objetivo geral desta dissertação foi entender como arte e política se relacionam. Especificamente, buscamos compreender como a música e as intervenções sociopolíticas de Gilberto Gil contribuem para a emancipação dos sujeitos e para a vida democrática. Trata-se de uma pesquisa que se utiliza de metodologia qualitativa, situando-se em fronteira interdisciplinar que envolve os campos conceituais da música, sociologia da música, historiografia e educação. Tivemos como foco de análise as intervenções de Gilberto Gil tanto no campo artístico-cultural quanto no sociopolítico. Visando analiticamente descrever as relações entre práxis política e produção estética, focalizamos dois eventos principais: a tropicália e seu exercício no cargo de Ministro da Cultura no governo Lula (2003-2008). Do ponto de vista metodológico, foram dois os procedimentos principais: análise musical e entrevistas episódicas semiestruturadas. Diversas questões foram levantadas no decorrer da pesquisa: Os processos sociais envolvidos nas relações entre arte e política; a canção como prática formativa condensada; a contribuição de Gilberto Gil e da música para uma formação humana emancipada; o movimento cultural tropicalista e seus vínculos com a postura política de seus integrantes; o registro eo aprofundamento sobre a trajetóriasociopolítica de Gilberto Gil,por meio da análise de conceitos, posicionamentos e pensamentos, como o do-in antropológico e os Pontos de Cultura. Destaca-se, nesta pesquisa, também, a noção de música como processo social e a discussão sobre os processos individuais ou subjetivos e sociais envolvidos na educação estética. Alguns referenciais teóricos importantes com que dialogamos na pesquisa foram Walter Benjamin (1987), Boaventura Santos (2007), Marcelo Ridenti (2000), Marcos Napolitano (2005) e Philip Tagg (2011). Abordamos o tropicalismo, os movimentos sociais, os Pontos de Cultura e o vínculo entre arte, práxis políticas e seusimpactos na formação humana.Conclui-se com uma visão sintetizadora e analítica das principais questões abordadas, buscando relacioná-las ao debate de alguns autoresda literatura.
Abstract: This researchis aimed to understand how art and politics are connected. Specifically, it is aimed to know how politicalactions and Gilberto Gils music contribute to the emancipation of individuals and democracy. This research uses a qualitative methodology, standing on the border that surrounds the interdisciplinary fields of music, sociology of music, history and education. The Gilberto Gils interventionis focused on the analysis in both, the artistic-cultural and socio-political fields. In order to describe analytically the relationship between political praxis and production aesthetic, the Tropicalia events and the performance of Gilberto Gil in the Lula Government (2003-2008) with theaesthetic production are considered too. Methodologically, were two main procedures: musical analysis and episodic semi-structured interviews. Several issues were raised throughthatresearch: The social processes involved in the relationship between art and politics, the music as a condensed training practice; the contribution of Gilberto Gils music for a human emancipation; the Tropicaliacultural movement and its links with the political stance of its members; the deepening about Gilberto Gils socio-political history, through the analysis of concepts, attitudes and thoughts, like, for example, the do-inanthropological and the program Pontos de Cultura. Also, it stands out in this research the notion of music as a social process and the discussion of the individual or subjective processes involved in social and aesthetic education. Some of important authors with whom dialogues were stablished in this research are Walter Benjamin (1987), Boaventura Santos (2007), Marcelo Ridenti (2000), Marco Napolitano (2005) and Philip Tagg (2011). In the same way were approached the Tropicalism, the social movements, the program Pontos de Culturaand the link between art, practice policies and their impact on human development. Finally, this paper is concluded with an analytical and synthetical overview of the key issues addressed, seeking to relate them to the debate of some literature's authors.
Subject: Educação
Música Aspectos sociais  
Arte e estado  Aspectos políticos
Movimentos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966JJ9
Issue Date: 29-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertpaulomariano.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.