Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-967GU6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Antonio de Paiva Duartept_BR
dc.contributor.referee1Imaculada Maria Guimarães Kangussupt_BR
dc.contributor.referee2Romero Alves de Freitaspt_BR
dc.creatorSoraya Aguiar Venturapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:24:22Z-
dc.date.available2019-08-14T09:24:22Z-
dc.date.issued2007-03-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-967GU6-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to examine the phenomenon described by Walter Benjamin as the the declining aura of art in the modernity and articulating his emphasis on the Theory of Experience. According to Benja min, the extinction of traditional elements in the modern society has ultimately diminished the capability of human experiences. This situation is implicit in the treatment of public artwork, which reduces the human experience by limiting, and sometimes, completely blocking any possibility of experiential contact with art. Keeping in mind the Benjamins concept of relating the function of memory and the tradition to art history to the direction human existence in society, this text will to deepen, in particular, the relationship between four of his texts: Small History of Photography (1931) e The Artwork in the Age of Mechanical Reproduction (1935), The Narrator (1936) e About Some Motives in Baudelaire (1939). For us, the relationship between these texts is as complementary and at the same time, conflicting, seeing that each volume interacts helping us clarify obscures points. Yet, individually they sometimes confront us with an ambiguous argument, which affirms Benjamins thoughts about the declining aura of art.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno descrito por Walter Benjamin como o declínio da aura da obra de arte na modernidade fazendo uma articulação com sua Teoria da Experiência. Segundo o autor, a extinção do elemento tradicional na sociedade moderna, em última instância, será responsável pela perda da capacidade humana de experienciar. Tal situação, por sua vez, atinge o próprio modo de recepção do objeto artístico pelo público, visto que, o enfraquecimento das experiências humanas tende a dificultar e, em alguns casos, até mesmo a impossibilitar a recepção das artes. Tendo em vista a concepção de nosso filósofo acerca do papel da memória e da tradição para história da arte e da sua influência sobre o modo de existência do homem em sociedade, este trabalho irá prender-se, sobretudo, na relação entre quatro textos: Pequena História da Fotografia (1931) e A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (1936), O Narrador (1935) e Sobre Alguns Temas em Baudelaire (1939). Para nós, a relação entre esses ensaios é, ao mesmo tempo, complementar e conflituosa, já que cada dupla se relaciona de modo a esclarecer pontos obscuros deixados isoladamente em um ou em outro texto, porém, confrontadas, nos fornece força argumentativa para afirmar a existência de certa oscilação na posição do filósofo em relação ao declínio da aura da obra de arte.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectAurapt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.subject.otherBenjamin, Walter, 1892-1940pt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherAurapt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleAura e reprodutibilidade técnica no pensamento estético de Walter Benjaminpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_corrigida.pdf609.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.