Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CGHT
Type: Tese de Doutorado
Title: A produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas
Authors: Adriana Assis Ferreira
First Advisor: Cristina de Castro Frade
Abstract: Este trabalho de tese oferece uma resposta à seguinte questão: numa perspectiva semiótico-cultural, como se dá o processo de produção de significados (aprendizagem) pelos alunos, quando envolvidos em atividades exploratório-investigativas na sala de aula? O foco desta investigação incide no processo de ensino e aprendizagem vivido por um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte (MG) durante a realização de atividades exploratório-investigativas implementadas em aulas de Matemática. A investigação, de cunho primordialmente qualitativo, teve como objetivos: 1) identificar os aspectos constitutivos da produção de significados matemáticos no contexto de aulas exploratório-investigativas; 2) avaliar a adequação didática do processo vivido.Partindo de uma perspectiva semiótico-cultural para a produção de significados (RADFORD, 2006, 2006a, DA ROCHA FALCÃO, 2009), e baseando-se na visão sociointeracionista de aprendizagem de Vygotsky, foram apreendidos, nessa pesquisa, os atos e processos de significação explicitados na experiência educativa aludida em termos da linguagem em suas dimensões verbal, gestual, gráfica e gráfico-simbólica. Os dados foram produzidos a partir da transcrição de gravações em áudio e vídeo do processo vivido, registros escritos gerados pelos alunos durante as atividades e diário de campo. Para a análise dos dados, utilizou-se os cinco níveis de análise propostos pelo Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento Matemático (EOS), modelo teórico-metodológico idealizado por Godino e colaboradores (GODINO, BATANERO e FONT, 2007, 2008; FONT, PLANAS e GODINO, 2010). Em relação ao primeiro objetivo de pesquisa, os resultados indicam que as atividades exploratório-investigativas em sala de aula são fortemente condicionadas pelos seguintes aspectos: afetividade (normas e metanormas, atitudes, emoções, motivação, etc.); materialidade (disponibilidade de tempo, meios, etc); formato da interação; tarefa proposta (representatividade matemática, possibilidade de emergência de ZDPs, adaptação ao currículo, sociedade, etc); familiaridade dos alunos (e do professor) com esse tipo de atividade, etc. A análise e a interpretação dos dados mostraram que, no contexto do estudo proposto (estudantes de aproximadamente 12 anos que não tinham tido contato com atividades investigativas), os alunos necessitam de grande suporte por parte do professor. Tal fato nos remete à complexidade do trabalho desse profissional, já que não basta que ele ofereça situações ricas ou crie um espaço em que os alunos tenham que argumentar e possam expressar o que pensam, nem é suficiente que avalie suas ideias como certas ou erradas. É preciso que o professor questione e problematize as ideias dos estudantes, para fazê-los vencer as dificuldades e progredir. Como implicação pedagógica, destaco a potencialidade das atividades exploratório-investigativas como cenário para a produção de significados matemáticos, já que, neste estudo, o nível de adequação didática global alcançado pela prática analisada (de mediano a alto) segundo objetivo de pesquisa sugere que o trabalho com esse tipo de atividade pode proporcionar um contexto altamente adequado para a produção de significados. Este contexto, no entanto, é obviamente dependente dos aspectos que o constituem (ASSIS, GODINO e FRADE, submetido 1).
Abstract: This thesis offers an answer to the following question: in a semiotic-cultural perspective, how is the process of producing meanings (learning) by the students, when involved in exploratory-investigative activities in the classroom? This investigation focuses on the process of teaching and learning experienced by a group of students of the 7th grade of a basic public school of Belo Horizonte (MG) while performing exploratory-investigative activities implemented in mathematics classes. The research, of primarily qualitative nature, had as objectives: 1) identify the constitutive aspects of the production of mathematical meanings in the context of exploratory-investigative classes; 2) Evaluate the didactic suitability of the process experienced. From a semiotic-cultural perspective to the production of meanings (RADFORD, 2006, 2006a, DA ROCHA FALCÃO, 2009), and based on the social interactionist view of learning of Vygotsky, were seized, in this research, the acts and processes of meaning explicit in the alluded educational experience in terms of the language in its verbal, gestural, graphic and graphic -symbolic dimensions. The data were produced from the transcription of audio and video recordings of the process experienced, written records generated by the students during the activities and field diary. For data analysis, five levels of analysis proposed by the Onto-semiotic Approach of Mathematical Knowledge (OSA) were used, theoretical-methodological model devised by Godino and co-workers (GODINO, BATANERO e FONT, 2007, 2008; FONT, PLANAS e GODINO, 2010). Regarding the first objective of the research, the results indicate that the exploratory-investigative activities in the classroom are strongly conditioned by the following aspects: affectivity (standards and meta-standards, attitudes, emotions, motivation, etc.); materiality (time availability, means, etc.); forms of interaction; proposed task (mathematical representation, possible emergence of ZPDs, adapting the curriculum, society, etc.), familiarity of the students (and the teacher) with this type activity, etc. The analysis and interpretation of the data showed that, in the context of the proposed study (students approximately 12 years old who had not had contact with investigative activities), the students need great support from the teacher. This fact leads us to the complexity of the work of this professional, since it is not enough for it to offer rich situations or create a space where students have to argue and express what they think, nor it is enough to evaluate t heir ideas as right or wrong. It is necessary for the teacher to question and problematize the student's ideas, to make them overcome the difficulties and make progress. As pedagogical implication, I highlight the potentiality of the exploratory-investigative activities as a scenario for the production of mathematical meanings, since, in this study, the overall level of didactic suitability achieved by the practice analyzed (from medium to high) the second objective of the research suggests that working with this type of activity can provide a context highly adequate for the production of meanings. This context, however, is obviously dependent on the aspects which constitute it (ASSIS, GODINO and FRADE, submitted 2).
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Aprendizagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CGHT
Issue Date: 3-Dec-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_adriana_18_12_12.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.