Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CH46
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zelia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.referee2Hercules Toledo Correapt_BR
dc.contributor.referee3Aracy Alves Martins Evangelistapt_BR
dc.contributor.referee4Marlucy Alves Paraisopt_BR
dc.contributor.referee5Marta Passos Pinheiropt_BR
dc.creatorAdriane de Oliveira e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:28:54Z-
dc.date.available2019-08-13T15:28:54Z-
dc.date.issued2012-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CH46-
dc.description.abstractThis research aims to analyze a practice of work with the poetic genre outside the school context, in an attempt to find arguments that can contribute to the reflection on the relationship of children to poetry. It is an analysis of a study called "Workshops of Poetry -Letters and Lace", developed with two classes of 4th year students from a Municipal School, which services children living in the slum Aglomerado da Serra. These workshops, promoted by a partnership with Lace- Social Support Association, with headquarters at Mangabeiras park, were elaborated upon the school's demand. The expectation was envisaged that the work could contribute to the development of better relations between students and their writing and reading skills, also allowing a better interaction between st udents themselves and with the knowledge in general. For the development of this research, the data was collected in the forms of video, audio, photographic records, planning and field diary about the workshops performed, and records of written pieces by t he students. As analysis methodology, we adopted action research with a participatory / collaborative character. The methodology of action research aims to collaborate with an analysis of what is being done, put into action, seeking to achieve those goals. It was intended in this study to observe and analyze the situations experienced by students in the workshops Letters and Link, which have shown their interest by the appreciation of poetic text and favored the presence of the word among them, lived on the facts, feelings and emotions.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar uma prática de trabalho com o gênero poético fora do contexto escolar, na tentativa de buscar argumentos que possam contribuir para a reflexão sobre a relação de crianças com a poesia. Trata-se da análise de um trabalho intitulado - "Oficinas de Poesias - Letras e Laço", desenvolvido com duas turmas de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal, que atende a crianças moradoras do Aglomerado da Serra. Essas oficinas, realizadas a partir de uma parceria com a Laço -Associação de Apoio Social, com sede no Parque das Mangabeiras, foram elaboradas a partir de uma demanda da referida escola. A expectativa prevista era de que o trabalho pudesse colaborar com o desenvolvimento de melhores relações dos alunos com a escrita e com a leitura, possibilitando também uma melhor inter ação dos estudantes entre si e com o conhecimento de uma forma geral. Para o desenvolvimento desta pesquisa, os dados foram coletados em vídeo, áudio, registro fotográfico, diário de planejamento e de campo das oficinas realizadas, e produções escritas dos alunos. Como metodologia de análise, adotou-se pesquisa-ação de caráter participativo / colaborativo. A metodologia da pesquisa-ação tem por objetivo colaborar com uma análise daquilo que está sendo realizado, colocado em ação, na busca para se alcançar os objetivos propostos. Pretendeu-se, nesta pesquisa, observar e analisar as situações vividas pelos alu nos, nas oficinas Letras e Laço, as quais demonstraram seus interesses pela apreciação do texto poético e favoreceram a presença da palavra entre eles, sobre os fatos vividos, os sentimentos e as emoções.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSaberes da açãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherLeitura  pt_BR
dc.subject.otherPoesia  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA apreciação do gênero poético em contexto não escolar: uma construção de saberes em uma pesquisa de ação colaborativapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.