Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96NF6V
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação continuada de rede: um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa
Autor(es): Joaquina Roger Gonçalves Duarte
Primeiro Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Primeiro Coorientador: Sara Mourao Monteiro
Primeiro membro da banca : Sara Mourao Monteiro
Segundo membro da banca: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Terceiro membro da banca: Julio Emilio Diniz Pereira
Quarto membro da banca: Ceris Salete Ribas da Silva
Quinto membro da banca: Monica Correia Baptista
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo da formação continuada de professores, que tem se constituído em objeto de pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas na área educacional, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Cursos de formação continuada têm sido organizados com metodologias e estruturas diversas, sendo a mais difundida atualmente a formação continuada em rede, que se caracteriza como a integração entre as esferas públicas União, estados e municípios e as universidades promotoras da formação, que organizam o material e formam professores-tutores encarregados de repassar a formação aos professores no âmbito de estados e municípios. Outra estratégia, também objeto deste estudo, é a formação de rede, que se caracteriza pela organização da formação na e pela própria rede de ensino, com a participação de todos os professores, centralizando-se as discussões nas demandas por eles apresentadas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, e prosseguindo de forma contínua, sem definição de prazo para o término da formação. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os efeitos de uma participação em formação continuada de rede, com foco na alfabetização e no letramento, sobre a prática profissional dos professores que atuam na Educação Infantil (Infantil I e II) e no Ensino Fundamental anos iniciais, em uma rede municipal de ensino. Para tanto, utilizou-se, como metodologia a pesquisa quantitativa e qualitativa, através dos seguintes procedimentos: questionário e observação dos seminários desenvolvidos ao longo da formação. Os principais resultados da pesquisa são: a formação continuada de rede, tal como desenvolvida na rede de ensino estudada, teve reflexos positivos na prática docente e na construção de saberes sobre os processos de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita; a formação promoveu mudanças na cultura da escola, mobilizou todos os professores da rede de ensino e foi por eles apropriada como sendo inerente à sua função e ao seu desenvolvimento profissional. A pesquisa suscita questões que precisam ser investigadas, tais como a identificação das estratégias utilizadas na formação de rede estudada, que considerava os saberes constitutivos da experiência e o cotidiano da prática em sala de aula, na interação entre professor e aluno, e os (re)significava à luz de teorias científicas.
Abstract: The object of this research is in-service teacher development, a subject, in the educational field, of studies and implementation of public policies with the aim of improving teaching and learning. Courses with this emphasis have been organized and enhanced with a variety of methodologies and structures, being in-service teacher development in web the most widespread nowadays. It integrates, on one hand, public spheres the Union, states and cities and, on the other hand, universities, which promote in-service teacher development, organize materials and prepare teachers-tutors in charge of transmitting what they have learned to other professionals at state and municipal public schools. Another strategy, subject of this study, is in-service teacher development of a web. In this case, teacher development is organized in and by an education web itself. All teachers participate in the process and discussions are focused on their own demands, in order to improve teaching and learning. There is no given time to finish this kind of teacher development. The purpose of this research was to analyze the effects of participation in an in-service teacher development of a web focused on literacy and reading on professional practice of teachers who work with Children Education (Educação Infantil I e II) and students in the first years of Primary School (Ensino Fundamental) in a municipal education web. The methodology chosen was quantitative and qualitative research, through the following procedures: use of a questionnaire and attendance to seminars, part of this teacher development process. The main results are: teacher development has had a positive impact on teaching practice and construction of knowledges about written language acquisition; it also promoted changes in school culture, mobilized all teachers of the education net and was appropriated by them as being intrinsic to their function and professional development. The research evokes issues which should be investigated, such as the identification of strategies used in in-service teacher development, where everyday practice in the classroom, as well as interaction between teacher and student were taken into consideration and (re)signified in view of scientific theories.
Assunto: Educação
Políticas públicas
Professores  Formação  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96NF6V
Data do documento: 18-Fev-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
forma__o_continuada_de_rede___um_estudo_de_caso_da_forma__o_de_professores__no_municipio_de_lagoa_santa.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.