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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Interfaces entre lazer e educação: o caso do Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte
Authors: Marcília de Sousa Silva
First Advisor: Helder Ferreira Isayama
First Referee: Silvio Ricardo da Silva
Second Referee: Tarcisio Mauro Vago
Third Referee: Antonio Jorge Goncalves Soares
Abstract: As políticas educacionais brasileiras que ampliam a jornada diária escolar possibilitam o debate acerca dos fenômenos lazer e educação. Assim, este estudo investigou a interface entre Lazer e Educação no Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte, cuja proposta de tempo integral possibilita práticas do universo do lazer e objetiva proporcionar uma formação diferenciada. A investigação utilizou a abordagem do ciclo de políticas (Policy cycle approach) para entender os contextos de influência, produção de texto e prática do programa. No contexto de influência construí e analisei a trajetória de formulação da política de ampliação diária do tempo escolar, no contexto de produção de texto identifiquei e analisei as perspectivas de lazer e de educação nos documentos, e, finalmente, no contexto da prática interpretei as concepções de lazer e educação apropriadas pelos sujeitos envolvidos no planejamento e execução, compreendendo os planejamentos, ações e estratégias utilizadas nas práticas de lazer, seus conteúdos e as metodologias de avaliação. A pesquisa bibliográfica buscou examinar obras e periódicos que contemplavam os termos lazer, política pública educacional e educação. A pesquisa documental baseou-se nos documentos referentes ao plano estratégico de governo, à proposta pedagógica do programa, as proposições curriculares do ensino fundamental, e publicações referentes ao Programa Escola Integrada e o Programa Mais Educação. A pesquisa de campo, por sua vez, foi constituída por um estudo de caso em uma escola localizada em região de grande vulnerabilidade social, cuja definição é feita por critérios da administração municipal. Na coleta dos dados no campo de pesquisa foi utilizada a entrevista semi-estruturada com a participação de cinco coordenadores, quatro monitores universitários e cinco agentes culturais, totalizando 14 sujeitos envolvidos no planejamento e execução das ações educativas do programa. A análise e interpretação dos conteúdos partiram da identificação das categorias: integralidade, concepção de lazer, concepção de educação, prática/ação educativa. As concepções de educação e lazer apropriadas pelo Programa Escola Integrada indicam características funcionalistas, que não são consideradas como negativas. No entanto, interpreto que não são suficientes para o desenvolvimento de uma cultura política, assentada na formação cultural. As ações educativas planejadas e executadas pelos sujeitos investigados precisam ser redimensionadas e refletidas como promotoras, produtoras e produzidas da/na cultura, além das possibilidades de divertir e alegrar.
Abstract: The Brazilian educational policies that extend the school day can allow discussion of leisure and education. This study investigated the relationship between leisure and education program in Integrated School of the city of Belo Horizonte, whose proposal provides a long time for leisure practice and aims to provide a differentiated training. The research used the policy cycle approach to understanding the political influence contexts text production and practice in the program. It was built and analyzed the trajectory of policy to extend the length of the school day, in the context of text production were identified and analyzed the prospects for leisure and education in the documents, and finally interpreted in the context of practical concepts of leisure and education of all those involved in planning and implementation, including the plans, actions and strategies used in leisure practices, their content and assessment methodologies. The literature review sought to examine books and periodicals that contemplated the terms of the politics of education, leisure and public education. The documentary research was based on documents relating to the strategic plan of the government, the educational program, the propositions of elementary school curricula and publications related to Integrated School Program and More Education Program. The field research, in turn, consisted of a case study in a school located in an area of high social vulnerability, which is by definition criteria of the municipal administration. Data collection in the field of research was used semi-structured interviews with the participation of five teachers, four and five college interns and cultural agents, a total of 14 people involved in the planning and implementation of the educational program. The analysis and interpretation of content categories identified: integrality, practical education, leisure conception, education conception. The conceptions of education and leisure Integrated School Program indicate functionalist characteristics, which are not considered negative. However, it is understood that it is not sufficient to develop a culture policy rooted in cultural formation. The educational activities planned and executed by the investigated subjects must be reviewed and reflected as promoters, producers and produced in culture and beyond the possibilities of fun and joy.
Subject: Políticas públicas
Lazer e educação
Educação e estado
Escolas de tempo integral
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96VFCE
Issue Date: 26-Feb-2013
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