Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-972H8G
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uso de periódicos eletrônicos nas instituições do ensino superior e de pesquisa em Moçambique
Autor(es): Ranito Zambo Waete
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Moura
Primeiro Coorientador: Manuel Valente Mangue
Primeiro membro da banca : Bernadete Santos Campello
Segundo membro da banca: Terezinha de Fatima Carvalho de Souza
Resumo: O estudo realizado tomou como referência a centralidade e as repercussões dos Portais de Períodicos Eletrônicos disponíveis em Moçambique para a pesquisa científica. Para tanto, foram analisados os graus de aceitação e utilização de Periódicos Eletrônicos e dos Portais de Periódicos do INASP, HINARI, AGORA e CAPES por professores e pesquisadores de IESP em Moçambique. A metodologia contou com a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Também serviu-se da pesquisa documental, para tanto, utilizou-se dos documentos oficiais e técnicos coletados junto aos órgãos do Governo de Moçambique, voltados para políticas públicas de Informação, ciência e tecnologia. O universo da pesquisa foi composto por professores e pesquisadores de IESP. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A amostra do estudo caracterizou-se por ser não probabilística por conveniência e foi composta por professores e pesquisadores oriundos de 20 IESP (universo do estudo) em Moçambique que estão registradas para o acesso aos Portais de Periódicos de INASP, HINARI, AGORA e CAPES. Os resultados obtidos, permite considerar que tanto os professores quanto pesquisadores de IESP em Moçambique utilizam de forma rotineira periódicos eletrônicos em suas atividades de ensino e pesquisa. No entanto, a cultura impressa ainda está fortemente presente, sendo a preferência pelo papel o motivo principal para a utilização apenas do periódico impresso.Os mesmos resultados indicaram que a minoria dos professores e pesquisadores, que apesar da experiência acadêmica e científica e tempo de exercício da profissão, desconhecem a existência dos periódicos eletrônicos e dos Portais de Periódicos. Quanto ao grau de satisfação em relação ao uso dos Portais, os mesmos estão satisfeitos, apesar de apontam a barreira linguistica como um grande entrave para o acesso e utilização dos períodicos eletrônicos disponiveis nos Portais. Os resultados do estudo apontaram para a necessidade de ampliação da divulgação dos Portais de Periódicos e a realização de cursos de treinamento para alunos, professores e pesquisadores. Além disso, o estudo possibilitou uma visão ampla de como as diferentes áreas de conhecimento em Moçambique fazem uso dos periódicos eletrônicos.
Abstract: The study took as reference the centrality and the impact of the Portals Electronics in Mozambique available for scientific research in the country. Therefore, we analyzed the degree of acceptance and use of Electronic Journals and Journals Portals of INASP, HINARI, AGORA and CAPES for teachers and researchers IESP in Mozambique. The methodology included a combination of qualitative and quantitative approaches. Also served up the documentary research, therefore, it was used in official documents and technicians collected from the bodies of the Government of the Mozambique, facing public policy information, science and technology. The research was composed of teachers, researchers of the IESP. Data collection was conducted through a questionnaire with open and closed questions. The study sample was characterized by convenience, being non-probabilistic and consisted of teachers and researchers from 20 IESP (total population) in Mozambique who are registered for access to Portals Electronics of INASP, HINARI, AGORA and CAPES. The results suggest that both teachers and researchers from IESP in Mozambique routinely use electronic journals in their teaching and research activities. However, the paper printing culture is still strongly present, and the preference for paper is the main reason for using only the printed journal. The same results showed that minority teachers and researchers, that despite the academic and scientific experience and time to practice, they are unaware of the existence of electronic journals and Portals Journals. Regarding the degree of satisfaction with the use of portals, they are reasonably satisfied, although they see language as a major barrier for accessing and using electronic journals available in Portals. They suggested that it was necessary wider dissemination of Portals Journals and more training courses for students, teachers and researchers. Furthermore, the study provided a broad overview how the different areas of knowledge in Mozambique make use of electronic journals.
Assunto: Comunicação na ciência
Ciência da informação
Periódicos eletrônicos
Portais da Web
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-972H8G
Data do documento: 25-Mar-2013
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