Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97FFGN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Qualidade do leite e impacto econômico de diferentes tipos de coletas e condições de transporte da fazenda à indústria
Authors: Flavia Lopes Dionizio
First Advisor: Monica Maria O Pinho Cerqueira
First Referee: Claudia Freire de Andrade Morais Penna
Second Referee: Maria Jose de Sena
Abstract: A cadeia de leite no Brasil é considerada hoje uma das mais importantes. Um dos passos para sua modernização nos últimos anos foi a granelização da coleta do leite e a implementação da IN Nº 51/2002 e IN Nº 62/2011. Foi criado também um sistema de pagamento por qualidade ao produtor, como forma de incentivo na busca pela qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do leite submetido a diferentes tipos de coletas e condições de transporte da fazenda até a Indústria. Foram analisadas 254 amostras de leite dos tanques dos produtores (leite individual) e amostras de leite foram coletadas de 35 rotas de transporte (leite de conjunto), sendo 15 rotas no caminhão que utiliza o método tradicional de sucção, chamado de bomba a rotor e 20 rotas com o método modificado a vácuo. Foram observadas diferenças significativas quanto ao número de produtores por rota, distância percorrida pelas rotas e tempo gasto para o percurso (P 0,05), sendo maiores no caminhão a vácuo, mas não se observou diferenças estatisticamente significativas quanto à qualidade do leite coletado na fazenda e ao chegar à indústria, nos dois tipos de coleta (P 0,05). Na análise multivariada de componentes principais, observou-se que a distância percorrida pelas rotas e tempo gasto para o percurso foram as variáveis que mais influenciaram o comportamento das outras, na diferenciação dos tipos de coleta, associando-se de forma direta com os caminhões a vácuo. Comparou-se a qualidade do leite dos produtores (leite individual) com o leite coletado nos caminhões (leite de conjunto) na fazenda e na indústria, para CCS e CBT, apresentando diferenças estatisticamente significativas somente para CBT (P 0,05) nos dois tipos de coleta. Foi feita uma simulação de pagamento por qualidade para CBT, a fim de avaliarmos os valores que a indústria paga aos produtores e o que realmente ela está captando de fato em termos de qualidade. Os resultados mostraram perdas econômicas de 61,95% para o caminhão a rotor e 56,29% no caminhão a vácuo. Mudanças no setor logístico da cadeia produtiva de leite são necessárias para que a indústria minimize cada vez mais as perdas na qualidade do leite, durante o transporte da fazenda até à indústria.
Abstract: The milk chain has a great importance in the Brazilian agribusiness. One step that markedly contributed to its improvement is the standardization of bulk milk tank collection by IN Nº 51/2002 and IN Nº 62/2011 and establishment of milk quality payment incentive programs by dairy industry. Thus, the present study aimed to evaluate the milk quality parameters submitted to different types of bulk milk tank collection and transport conditions from the farm to dairy industry. Here, 254 bulk milk tank samples and 35 raw milk samples from different transportation routes (15 milk samples from trucks that use traditional rotor collection with suction pump and 20 milk samples from trucks that use the modified vacuum method) were analyzed. The number of producers by route, distance traveled and time spent per route were significantly higher in the vacuum truck (P 0.05), although no significant difference in the milk quality parameters in both milk samples collected at dairy farms and dairy industry were found (P>0.05). The multivariate principal component analysis showed that the time spent and distance traveled from dairy farm to dairy industry were the most important variables that influence the behavior of others quality parameters. The total bacteria count (TBC) of raw milk at dairy farm was lower than those milk samples collected at dairy industry, although no significant difference in TBC was encountered between transport conditions (P 0.05). Furthermore, when we estimated the bonus payment by TBC applied by dairy industry, it was found that economic losses due TBC was 61.95% and 56.95% for rotor truck and vacuum trucks, respectively. Regarding, milk transportation changes are needed in supply chain logistic management in attempt to minimize losses to dairy industry.
Subject: Leite Qualidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97FFGN
Issue Date: 27-Feb-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cienciaanimal_flavia_lopes_dionizio_disserta__o.pdf950.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.