Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97HKHS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Características da fala materna e suas implicações para a aquisição inicial do vocabulário
Authors: Poliana Gonçalves Barbosa
First Advisor: Claudia Cardoso Martins
First Referee: Tatiana Cury Pollo
Second Referee: Angela Maria Vieira Pinheiro
Abstract: Ao longo dos últimos anos, várias pesquisas acerca da fala dirigida à criança (FDC) têm sido produzidas. Grande parte dos pesquisadores se dedicou a descrever os aspectos sintáticos, prosódicos e pragmáticos da FDC. Ela foi caracterizada como contendo sentenças curtas e gramaticalmente corretas, e conteúdo semântico restrito ao contexto imediato. Entretanto, a FDC é caracterizada principalmente por variações prosódicas e pela presença de sons mais agudos. Alguns autores têm sugerido que muitas dessas características desempenham um papel importante na aquisição inicial da linguagem.No principal trabalho desta dissertação investigamos as características da fala dirigida a crianças no início da aquisição da linguagem. Estávamos particularmente interessados em investigar a frequência relativa de diversas construções linguísticas na FDC e seu impacto no desenvolvimento inicial do vocabulário. Aparentemente este é o primeiro estudo a investigaressas questões em português. Participaram do estudo 35 díades mãe-criança, as quais foram observadas em uma situação de brincadeira livre em três ocasiões diferentes: aos 9, 13 e 18 meses de idade da criança. Todas as observações foram filmadas e posteriormente transcritas e codificadas. Em todas as ocasiões, as mães foram também solicitadas a preencher o Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur com o objetivo de obtermos informação acerca do desenvolvimento do vocabulário produtivo das crianças. Para cada ocasião, os enunciados maternos dirigidos à criança durante as interações foram classificados em função dos seguintes tipos de construção linguística: fragmentos (palavras isoladas e fragmentos de frases), imperativos, questões, cópulas, declarativase frases complexas. A confiabilidade, avaliada como o total de acordos dividido pelo total de acordos e desacordos entre dois codificadores independentes, variou entre 0.88 e 0.90. Os resultados mostraram que, em todas as ocasiões houve uma predominância de fragmentos, seguidos de imperativos, questões, declarativas, cópulase frases complexas. Não houve diferença na incidência dessas categorias no decorrer do estudo. Por outro lado, ovocabulário das crianças progrediu significativamente ao longo do estudo. Análises de correlação foram realizadas para avaliar a relação entre a FDC e o desenvolvimento do vocabulário das crianças, tanto simultaneamente quanto longitudinalmente. De modo geral, houve uma tendência para o número de substantivos no vocabulário produtivo da criança correlacionar-se negativamente com a proporção de imperativos na FDC, mas positivamente com a proporção de cópulas e questões. Poucas correlações foram encontradas entre a proporção de fragmentos na FDC e as medidas do vocabulário infantil. Esses resultados são discutidos à luz da hipótese de que alguns tipos de construção na FDC, sobretudo aquelas que apresentam uma estrutura congelada, desempenham um papel importante na aquisição da linguagem pela criança. Esse é o caso, por exemplo, de um tipo de cópula muito frequente na fala das mães que participaram do presente estudo, em que uma sequência de duas ou três palavras (e.g., Aqui o/a..., ou Esse é o....) era sempre seguida de um substantivo variável (e.g., gatinho, menino, etc.). É possível que esse tipo de construção linguística auxilie a criança a descobrir a categoria gramatical substantivo, contribuindo dessa forma para a aquisição desse tipo de palavras pela criança.
Abstract: Over the past few years, several studies have been conducted to investigate the syntactic, prosodic and pragmatic aspects of child-directed speech (CDS). As a result of these studies, we now know that CDS is typically comprised of short and grammatically correct sentences, whose semantic content is restricted to the immediate context. However, the key characteristic of CDS is its prosodic variation and high pitch. Some authors have suggested that many of these features play an important role in language acquisition. In the present study, we investigated the characteristics of CDS in a group of Portuguese-speaking mother-child dyads in Brazil. We were particularly interested in investigating the relative frequency of different linguistic constructions in CDS and its impact on early vocabulary development. Apparently, this is the first study to investigate these questions in Portuguese. Participants were 35 mother-child dyads that were observed in a free-play situation in three different times: when the children were 9, 13, and 18 months of age. All observations were recorded and later transcribed and coded. At all times, mothers also completed the MacArthurs Communicative Development Inventory with the aim to provide information about the development of childrens expressive vocabulary. For each time, maternal utterances addressed to the child during the play session were classified according to the following types of linguistic construction: fragments (isolated words and sentence fragments), questions, imperatives, subject-predicate, copulasand complex sentences. Reliability, measured as the number of agreements divided by the number of agreements plusdisagreements between two independent coders, ranged between 0.88 and 0.90. Results showed a predominance of fragments, followed by imperatives, questions, copulas, subject-predicateand complex sentences, at all three times. Indeed, there was no difference in the incidence of these categories throughout the study. On the other hand,childrens vocabulary grew significantly over the study. Concurrent and longitudinal analyses were performed to investigate the relationship between CDS and childrens vocabulary growth. Overall, there was a trend for the number of nouns in childrens expressive vocabulary to correlate negatively with maternal use of imperatives, but positively with maternal use of copulas and questions. Few correlations were found between the incidence of fragments in CDS and children's vocabulary measures. These results are discussed in light of the hypothesis that some types of linguistic constructions in CDS, especially those that have a "frozen structure", play an important role in childrens language acquisition. For example, a very common type of copulain the speech of mothers who participated in the present study consisted of an invariant sequence of two or three words (e.g., "Here (is) the...", or That (is) the...) followed by a variable noun (e.g., kitty-cat, boy, etc.). It is possible that this kind of linguistic construction highlights the grammatical category "noun", thereby contributing to childrens acquisition of this type of words in the beginning of language acquisition.
Subject: Vocabulário
Psicologia infantil
Linguagem
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97HKHS
Issue Date: 26-Apr-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_completa.pdf802.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.