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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Percursos de jovens de escolas públicas de ensino médio e profissional no programa de iniciação científica júnior da UFMG
Autor(es): Gisele Brandao Machado de Oliveira
primer Tutor: Rogerio Cunha de Campos
Resumen: O Programa de Iniciação Científica Júnior da Universidade Federal de Minas Gerais, conhecido como Provoc na UFMG, foi desenvolvido de 1998 a 2011 e visou integrar estudantes da educação básica e profissional da rede pública de ensino (instâncias Federal e Estadual) a grupos de pesquisa da Universidade. Pelo programa passaram mais de 500 jovens (entre 15 e 18 anos) e 300 pesquisadores. Tal abrangência levou para o âmbito da UFMG sujeitos de diferentes grupos sociais, possibilitando o encontro entre estudantes de nível médio, nível médio profissional, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade. Por meio dos princípios metodológicos da história oral, resgatamos o que os estudantes, pesquisadores orientadores e coordenadores locais das escolas vinculadas participantes - no período de 2007 a 2009 - retiveram na memória referente às expectativas e experiências antes, durante e depois da passagem pelo Provoc na UFMG. Objetivamos analisar os percursos de socialização e sociabilidade de estudantes de ensino médio e profissional que participaram desse programa no período citado. Buscamos mais especificamente compreender o que esses estudantes enunciam acerca das expectativas de futuro antes de ingressarem no Provoc na UFMG, das experiências vivenciadas, dos aspectos motivadores para aprendizagem nos ambientes de pesquisa e dos impactos sociais, intelectuais e afetivos decorrentes das interações nesse programa. Utilizamos como referenciais teóricos de análise as categorias socialização e sociabilidade para compreender as experiências dos estudantes junto ao grupo de pesquisa. Reconstruímos as trajetórias subjetivas dos estudantes entrevistados e analisamos os conteúdos dos relatos, conforme propõe Dubar (1998; 2005). Temos a expectativa de que os dados gerados nesta pesquisa auxiliem em reflexões, avaliações e no aprimoramento de programas de natureza semelhante no interior da UFMG, na interação com as escolas vinculadas e em outras entidades que também desenvolvem propostas de Iniciação Científica destinadas aos jovens da educação básica e profissional.
Abstract: The Scientific Initiation Scholarship Program for high school students at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), known as Provoc na UFMG and developed from 1998 up to 2011, aimed the integration of high school students from federal and state public schools and research programs at UFMG. More than 500 students and 300 researchers were part of this program. Such coverage brought young people from different social groups into the realm of the university, enabling the encounter between high school students, middle level professional and undergraduate students, graduate students and researchers from different fields of knowledge at UFMG. Through the methodological principles of oral history we could rescue what students, researchers-counselors and coordinators of the participant schools from 2007 to 2009 retained in their memory regarding their expectations and experiences before, during and after the Provoc na UFMG experience at UFMG. We aimed to analyze the paths of socialization and sociability of the high school students who participated in the program, during the mentioned period. More specifically, we have sought to understand the motivations and expectations for the future before entering the program, the experiences, the motivated for learning in research environments and the social, intellectual and emotional impacts resulting from the interactions in this program. We used the sociability and socialization categories as theoretical references of analysis to understand the experiences of students together with the research group. We reconstructed the subjective trajectories of the interviewed students and we analyze the contents of the reports as proposed by Dubar (1998; 2005). We expect that the data which was generated in this study can contribute to reflections, reviews and improvement of similar programs at UFMG as well as to interaction with schools and other related entities which also develop proposals for initiation scientific research for young people in high school students and professional education.
Asunto: Socialização
Educação
Pesquisa  Aspectos sociais
Ensino médio  
Ensino profissional  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97WK32
Fecha del documento: 28-feb-2013
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