Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97YH27
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desenvolvimento motor, cognitivo e funcional de crianças nascidas pré-termo e a termo, de níveis sociais diferentes, aos quatro de idade
Autor(es): Eliane Fernandes Maggi
Primeiro Orientador: Maria Candida Ferrarez Bouzada Viana
Primeiro Coorientador: Livia de Castro Magalhaes
Primeiro membro da banca : Livia de Castro Magalhaes
Segundo membro da banca: Leandro Fernandes Malloy Diniz
Terceiro membro da banca: Rita de Cássia Silveira
Resumo: Objetivo: Comparar o desenvolvimento da coordenação motora, cognitivo e o desempenho funcional de crianças nascidas pré-termo e a termo, de níveis sociais diferentes, aos quatro anos de idade. Métodos: Estudo transversal, observacional, do qual participaram 124 crianças (62 pré-termo e 62 a termo), com idade entre 4 anos e 4 anos e 11 meses, distribuídas em quatro grupos distintos, de acordo com a idade gestacional, peso ao nascimento e nível socioeconômico. O grupo 1 foi constituído de 31 crianças que nasceram com idade gestacional 34 semanas, peso ao nascimento 1500 g e nível socioeconômico baixo; o grupo 2, com 31 crianças com idade gestacional 34 semanas, peso ao nascimento 1500 g e nível socioeconômico alto; o grupo 3 foi constituído de 31 crianças com idade gestacional 37 semanas, peso ao nascimento 2500 g e nível socioeconômico baixo e o grupo 4 de 31 crianças com idade gestacional 37 semanas, peso ao nascimento 2500 g e nível socioeconômico alto. Todas as crianças foram avaliadas pelos testes Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2), Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e Escala de Maturidade Mental Columbia (EMMC). As variáveis foram examinadas quanto à distribuição normal pelo teste Shapiro Wilk. O teste t e o teste de MannWhitney foram utilizados na comparação dos grupos. O teste do qui-quadrado exato e assintótico foi usado para avaliar a associação entre os grupos. Para todas as análises foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: 35,5% das crianças pré-termo, de nível sócio-econômico baixo (RNPT NSB), 22,6% das crianças pré-termo, de nível socioeconômico alto (RNPT NSA) e 6,5 % das crianças a termo, tanto de nível sócio-econômico alto (RNT NSA), como de nível socioeconômico baixo (RNT NSB) apresentaram escores no MABC-2 indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação. No Colúmbia, RNPT NSA tiveram melhor desempenho que RNPT NSB e RNT NSA tiveram melhor desempenho que RNPT NSA e entre RNPT NSB e RNT NSB não houve diferença significativa. No PEDI, RNPT NSA tiveram menor repertório de habilidades e necessitaram de maior assistência do cuidador que RNT NSA e RNPT NSB tiveram menor repertório de habilidades que RNT NSB, porém não houve diferença significativa na assistência do cuidador; RNPT NSA apresentaram repertório de habilidades menor que RNPT NSB, sem diferença na assistência do cuidador. Conclusão: Os resultados reforçam as evidências de que crianças pré-termo são mais propensas que seus pares nascidos a termo a apresentarem alterações no desenvolvimento. Fatores ambientais, em especial, o nível socioeconômico, parecem interferir no desenvolvimento destas crianças, uma vez que crianças pré-termo, de nível socioeconômico alto, tiveram melhor desempenho nos testes que as crianças pré-termo, de nível socioeconômico baixo.
Abstract: Objective: Compare both motor coordination and cognitive development and functional performance of preterm and term born children belonging to different social levels at the age of four. Methods: Cross-sectional and observational study of which 124 children enrolled (62 preterm and 62 term), aging from 4 years old to 4 years and 11 months old distributed in 4 distinct groups according to the gestational age, weight at birth and socioeconomic level. Group 1 consisted of 31 children born with a gestational age 34 weeks, birth weight 1500 g belonging to a low socioeconomic level. Group 2 consisted of 31 children born with a gestational age 34 weeks, birth weight 1500 g belonging to a high socioeconomic level. Group 3 consisted of 31 children born with a gestational age 37 weeks, birth weight 2500 g belonging to a low socioeconomic level. Group 4 consisted of 31 children with a gestational age 37 weeks, birth weight 2500 g belonging to a high socioeconomic level. All children were evaluated by the tests of Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2), Pediatric Evaluation of Disability Inventory and Columbia Mental Maturity Scale. All normality variables were examined for The Shapiro-Wilk Normality test. For Groups comparison Mann-Whitney Test and T-Test were performed. In order to evaluate any association between the groups Chi-Square Test was used. The level of significance 0,05 was considered for all analyses. Results: Concerning motor development, 35.5% of the preterm children from low socioeconomic level (RNPT LS), 22.6% of the preterm from high socioeconomic level (RNPT HS) and 6.5% of the full term children, from either high (RNT HS) and low socioeconomic level (RNT LS) presented scores in MABC-2 indicative of developmental coordination disorder (DCD). In the Columbia, RNPT HS had better performance than RNPT LS and RNT NSA had better performance than RNPT HS, between RNPT LS and RNT HS there was no significant difference. In the PEDI, RNPT HS presented more limited repertoire of functional skills and required more assistance from the caregiver than the RNT HS; the RNPT LS showed more limited functional skills than the RNT LS, however, there was no significant difference in caregiver assistance; RNPT HS presented more limited functional skills´ repertoire than RNPT LS, with no difference in caregiver assistance. Conclusion: Outcomes reinforce evidences that preterm infants are more likely to present alterations in the development than their peers. Environmental factors, mainly socioeconomic levels seem to interfere in these infants development since preterm infants of high socioeconomic level performed tests better than preterm infants of low socioeconomic level.
Assunto: Avaliação
Desempenho psicomotor
Prematuros
Classe social
Fatores socioeconômicos
Estudos transversais
Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Cognição
Desenvolvimento infantil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97YH27
Data do documento: 27-Fev-2012
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