Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985FQ9
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso de multimídia no ensino de ciências
Authors: Andre Luis Pereira da Silva
First Advisor: Alexandre Benvindo de Souza
Abstract: O uso de multimídia constitui um importante recurso pedagógico, que segundo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) pode incrementar às práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Isso despertou interesse e motivação particulares em compreender a relação entre professores e o uso de multimídias como recursos pedagógicos.O presente trabalho busca investigar a utilização e a concepção do uso de multimídia em professores de Ciências de escolas estaduais de Uberaba, Minas Gerais. Através da aplicação de um questionário fechado com dez questões relacionadas com a formação, recursos pedagógicos utilizados nas suas práticas de ensino e as dificuldades em lidar com esses recursos. O resultado da investigação mostrou que dos vinte professores pesquisados 50% utilizam tv/vídeo nas suas práticas de aula. Com relação às novas tecnologias ( computador, sites, blogs), 75% dos pesquisados declararam não ter dificuldades com seu uso, no entanto, os dados mostram que 40% desses 75% não as utilizam em suas atividades. A análise dos dados também apontou que o livro texto exerce grande influência junto aos professores sendo o principal recurso didático utilizado nas aulas.
Subject: Ensino audiovisual
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985FQ9
Issue Date: 18-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_andr__lu_s_pereira_da_silva.pdf140.65 kBAdobe PDFView/Open
final_monografia_andr__lu_s_pereira_da_silva_final.pdf71.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.