Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985HM8
Type: Monografias de Especialização
Title: Análise do conhecimento e mobilização de estudantes em relação aos danos e riscos ambientais causados pelas caieras na cidade de Córrego Fundo-MG
Authors: Flavia da Costa Guimarães
First Advisor: Marcia Maria Martins Parreiras
Abstract: A atividade caieira é um dos principais meios de geração de emprego na cidade de Córrego Fundo, MG, assumindo, relevante papel na economia do município. Todavia, o processo de fabricação da cal gera vários impactos ambientais que, se não considerados antecipadamente, podem ter consequências mais sérias. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo realizar a identificação e análise, utilizando-se da metodologia de ensino por investigação educacional, do conhecimento que um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Córrego Fundo, possuía sobre os impactos sociais e ambientais causados pelos processos de extração de pedra calcária e sua queima para produção de cal. Além disso, teve por objetivo verificar os processos de mobilização quanto ao tema, uma vez que consideramos que a conscientização e mobilização da sociedade são elementos fundamentais no exercício da cidadania em prol da conservação ambiental. Com a realização do trabalho verificou-se que os alunos possuíam pouco conhecimento e posicionamento crítico sobre os danos ambientais causados pela atividade caieira, além de desconhecimento de grupos/movimentos referenciais, na cidade, relacionados à luta pela conservação ambiental.
Subject: Educação ambiental
Ciência  Estudo e ensino
Calcario  Aspectos ambientais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985HM8
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.