Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985HQT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Artur de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo José Zanotelipt_BR
dc.creatorLeonardo Luiz Prata Amorim Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T02:46:25Z-
dc.date.available2019-08-12T02:46:25Z-
dc.date.issued2011-09-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-985HQT-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a formação de preços de venda em empresas varejistas de pequeno e médio porte e que tratou também como os sistemas de informação auxiliam neste processo. A pesquisa revestiu-se de caráter exploratório e foi adotado o método qualitativo Estudo de Caso Múltiplo. Foram objeto da pesquisa quatro microempresas e uma empresa de médio porte, localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Utilizou-se, para obtenção dos dados, aplicação questionário estruturado e entrevista aos proprietários das empresas, que resultaram em quadros de compilação das respostas obtidas e uma narrativa do processo de formação de preços de cada uma delas. Foi utilizado ainda a observação direta e a análise documental, para corroborar as informações encontradas. Para análise dos dados capturados por estes meios descritos, utilizou-se a triangulação de dados (cuja ferramenta meio foram quadros comparativos) e análise de conteúdo. Foram realizadas comparações entre as empresas partindo-se de aspectos comuns, que permitissem a conclusões relevantes. A comparação e análise dos resultados permitiu afirmar que há grande utilização da experiência na determinação dos preços de venda. Esta experiência reflete uma boa percepção dos empresários sobre os fatores de mercado, como a concorrência e o valor percebido pelo cliente sobre o produto. Contudo, há grande dificuldade em conhecer o impacto de custos fixos na FP. Observou-se que há baixa infraestrutura em sistemas de informação, que não são utilizados como suporte à tomadas de decisão. De um modo geral, os entrevistados estão satisfeitos com seus métodos de FP, embora reconheçam a falta de critérios técnicos e demonstrem interesse em aperfeiçoar os seus procedimentos para fundamentar esta decisão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de preçospt_BR
dc.subjectMercado varejistapt_BR
dc.subjectEstimação de custospt_BR
dc.subject.otherAuditoriapt_BR
dc.subject.otherAuditoria internapt_BR
dc.subject.otherControladoriapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleFormação de preços no varejo: estudo de caso múltiplo em empresas de pequeno e médio porte da região metropolitana de Belo Horizonte/MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Auditoria Externa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_fp_lp_2012_06_14_vf6.pdf584.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.