Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BVUV
Type: Monografias de Especialização
Title: A necessidade de implantação de uma política de gestão de documentos na faculdade de filosofia e ciências humanas da Universidade Federal de Minas Gerais
Authors: Ana Lucia da Silva do Carmo
First Advisor: Marta Eloisa Melgaco Neves
First Referee: Marilene Vieira Lopes da Costa
Abstract: Este estudo visa analisar e demonstrar a necessidade de implantação de uma política de gestão de documentos na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Demonstra quais as consequências que a inexistência de uma gestão de documentos provoca nesta Faculdade. Desta forma, analisa a existência, ou o funcionamento de atividades ou serviços relacionados à gestão de documentos, como de um arquivo central, de um serviço de protocolo, de um sistema informatizado de gerenciamento de documentos, dentre outros aspectos. A partir da visão e da experiência dos servidores técnico administrativos dos setores escolhidos para análise, identifica também o efeito do tema na rotina administrativa e no atendimento aos usuários internos e externos à Faculdade, e mesmo na constituição da história organizacional. Este estudo propõe ainda as diretrizes e as possibilidades para dar início à resolução desta questão, tendo como subsídios a literatura da área arquivística, a legislação e a análise de outras realidades paralelas como as instituições federais de ensino superior e da esfera pública de uma forma geral, guiando a questão a um âmbito institucional, posto que não se trata unicamente de uma problemática local.
Abstract: This work aims to analyses and demonstrates the need for introducing a policy of documents management at FAFICH/UFMG (Faculty of Philosophy and Humanities/Federal University of Minas Gerais). It demonstrates the absence consequences of a documents management at this Faculty. This way, it analyses the existence, or the working of the activities or services related to a documents management, like a central archive, a registry service, a documents management computerized system, and others aspects. From the point of view and the administrative staff's experiences of the sectors chosen for analysis, this work also identifies the theme's effect at the administrative routine, and at treatment of the internal and external users of the Faculty, and even at the constitution of the organization history. This work still proposes the guidelines and the possibilities to start the resolution of this question, using as subsidies the archival area literature, the legislation and the analysis of the others parallel realities, like public sphere overall, guiding the question to a institutional framework since it is not only a local problem.
Subject: Gestão de documentos 
Documentos arquivisticos
Arquivos  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BVUV
Issue Date: 5-Aug-2011
Appears in Collections:Especialização em Arquitetura Organização da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tccanaaoi.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.