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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98KHY8
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Sistema integrado de monitoramento da saúde da criança na escola |
Autor(es): | Jean Andrade Canestri |
Primeiro Orientador: | Marcos Pinotti Barbosa |
Resumo: | O objetivo dessa dissertação foi desenvolver um sistema hardware/software com a finalidade de monitorar o desenvolvimento e a saúde da criança, coletando, integrando e organizando informações relacionadas a parâmetros biológicos e a dados socioeconômicos monitorados na escola. Ele composto de diversos subsistemas (abrangendo diferentes hardwares e softwares) para a aquisição, o armazenamento e a transmissão de dados adquiridos por meio de questionários e de exames de triagem, tanto visual quanto auditiva, além da análise do desempenho de leitura. A triagem visual compreende testes de acuidade visual, sensibilidade ao contraste, visão estereoscópica, forias e visão de cores. Ja triagem auditiva trata-se daavaliação do limiar auditivo. A anáise do desempenho de leitura feita por um eye tracker, que afere a posição do olho a cada instante. São armazenados, também, dados biométricos básicos, como peso e altura, o que permite monitorar a incidência de obesidade e de desnutrição nas crianças. Os parâmetros socioeconômicos coletados incluem, principalmente, a idade da criança, a idade dos pais, a renda familiar, e se a família beneficiária de programas sociais do governo. Com esse sistema possível acompanhar a saúde visual, a saúde auditiva, obesidade e desnutrição nas crianças a cada ano. Após serem agregados e processados em um servidor, esses dados geram informação que, ao ser disponibilizada aos gestores públicos de saúde e de educação, na forma de relatórios individuais e coletivos, subsidiará conclusões clínicas, epidemiológicas e estratégicas, importantes na elaboração e acompanhamento de políticas públicas preditivas, preventivas, mais eficientes e coordenadas. |
Abstract: | The main goal of this dissertation was the design of a hardware/software system in order to monitor the development and health of children by collecting, integrating and organizing information related to socioeconomic data and biological parameters monitored at school. It consists of several subsystems (covering different hardware and software) of the acquisition, storage and transmission of data acquired through questionnaires, visual and auditory screening tests and analysis of reading performance. The visual screening includes testing of visual acuity, contrast sensitivity, stereopsis, color vision and phoria. Auditory screening evaluates the hearing threshold. The reading performance analysis is performed by an eye tracker, which measures the position of the eye at every moment. Basic biometric data, suchas weight and height, are also stored, which allows the monitoring of obesity and malnutrition in children. Socio-economic data is also collected, such as age of child, age of parents, family income and whether the family is in receipt of government social programs. With this system it is possible to monitor visual health, hearing health, obesity and malnutrition among children each year. After being aggregated and processed on a server, these data generate information to be made available to managers and public health education in the form of individual and group reports, could subsidize clinical, epidemiological and strategic conclusions and would be important in the formulation and monitoring of public policies in more predictive, preventive, efficient and coordinated way. |
Assunto: | Bioengenharia Acuidade visual Engenharia mecânica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98KHY8 |
Data do documento: | 26-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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