Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vitor Geraldi Haasept_BR
dc.creatorCelina Pires do Rio Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:05:29Z-
dc.date.available2019-08-12T03:05:29Z-
dc.date.issued2013-03-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the effects of a teacher training program to be developed in group and to intervene in the behavior of children with behavior problems in the classroom based on the concepts of "Behavior Analysis", emphasizing how to deal with students behaviors considered as undesirable by teachers. Eight teachers and 8 children from two elementary school of municipal and state net of Belo Horizonte participated in the project. Each teacher chose the student and the target behavior to be modified. Teachers completed two questionnaires (EACI and SNAP IV-P) in which it was evaluated childrens behaviors. The questionnaires were constructed using a Likert scale. Seven sessions were developed. During the first session teachers were informed about the project, the questionnaires and selected target behaviors. Session 2 provided the theoretical basis of Behavior Analysis and Cognitive Psychology and it was also for planning interventions. The other 5 sessions were theoretical and practical for overseeing the implementation of planned interventions. After completing these sessions teachers answered questionnaires again (EACI-P and SNAP IV) in order to evaluate the intervention. The interviewees indicated their intensity grade related to the student behavior that was being measured. The sessions were also recorded for later qualitative analysis of the intervention. The results showed that the proposed intervention may change the behavior of the teacher manage properly the student behavior in 6 among 8 of the interventions made. In the 2 other cases teachers reported that student behavior continued the same after the teachers training.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTreinamento de professorespt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectComportamento alvopt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.otherComportamento infantilpt_BR
dc.subject.otherProfessores Treinamentopt_BR
dc.subject.otherRelações interpessoaispt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherComportamento Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherPré-escolarpt_BR
dc.subject.otherQuestionáriospt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.subject.otherComportamento socialpt_BR
dc.titleTreinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_celina_revisada.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.