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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Experimenta-te a ti mesmo: Felipe Neto em performance no YouTube
Authors: Tiago Barcelos Pereira Salgado
First Advisor: Carlos Magno Camargos Mendonca
First Referee: André Guimarães Brasil
Second Referee: Fernanda Glória Bruno
Abstract: Procuramos compreender, ao longo desta dissertação, de que maneira Felipe Neto em performance no YouTube estabelece uma mútua responsabilidade com as audiências que se formam em seu entorno. Buscamos evidenciar as dimensões espetacular e entretenida que a prática performática adquire nessa ambiência midiática ao atrelar-se às lógicas midiática e mercadológica. Procuramos observar, também, em que medida as audiências dos vídeos se configuram na dinâmica comunicacional investigada. Nossa argumentação está centrada no corpo em ação como locus de realização do ato performático, bem como a coparticipação das audiências na performance. Para tanto, utilizamos a performance como operador analítico para entendermos o tipo de comportamento exibicionista realizado por Neto. Recorremos às categorias analíticas gestualidade e vocalidade para analisarmos o corpus que delimitamos, bem como propomos uma categoria própria para a investigação de nosso objeto, o eu performático espetacular. Descrevemos o objeto escolhido e propomos a análise de alguns vídeos dos dois canais de Felipe no YouTube de acordo com o operador e as categorias analíticas elencadas. Nos atemos a três principais temáticas em pauta nos vídeos, identificadas por meio das palavras-chave (tags) utilizadas para categorizar o material audiovisual postado no YouTube. Realizamos a transcrição dos vídeos, com marcações dos gestos, movimentos de câmera e recursos técnicos empregados, como também, destacamos alguns quadros dos vídeos analisados, em que os gestos do performer podem ser visualizados.
Abstract: In this dissertation we explore the way in which Felipe Neto establishes a mutual responsibility between himself and the audiences that he has attracted through his performance on YouTube. We provide evidence of the spectacular and entertaining dimensions that the performing practice acquires within this online setting when coupled with media and marketlogic. Also, we examine how the videos audiences shape themselves within the communicational dynamic that is being investigated. Our argument centers on the concept of the body inaction being the locus of the performing act, along with the co-participation of its audience. Therefore, we use performance as an analytical operator to understand the nature of resulting exhibitionist behavior, as demonstrated by Neto. We turn to gestuality and vocality analytical categories in order to analyze the corpus that is being delimited, along with a category that we put forward specifically designed for the purpose of our investigation: the spectacular performatic self. We provide a description of our chosen object and we propose to analyze some videos from Felipes two YouTube channels, all in accordance with the operator and the analytical categories listed above. We stick to three main themes that are being discussed from the videos, which are identified through tags (the process used to categorize the audiovisual material posted on YouTube). We made a transcription of the videos, with gesture mapping, the camera movements used and technical resources employed, we also highlight certain frames that are being analyzed, and within which the performers gestures are evident.
Subject: Felipe Neto
Comunicação
Comunicação de massa
YouTube (Recurso eletrônico)
Comunicação de massa Audiência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-993KDG
Issue Date: 12-Mar-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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