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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Sem querer você mostra o seu preconceito!: um estudo sobre as relações raciais entre jovens estudantes de uma escola de ensino médio
Authors: Fernanda Vasconcelos Dias
First Advisor: Juarez Tarcisio Dayrell
First Referee: Rita de Cássia Fazzi
Second Referee: Nilma Lino Gomes
Third Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
metadata.dc.contributor.referee4: Licinia Maria Correa
Abstract: O objetivo desta pesquisa é compreender como se estabelecem as relações raciais entre jovens negros (pardos e pretos) e brancos estudantes do Ensino Médio, observando como estes jovens significam essas relações no interior da sala de aula e elaboram suas concepções a respeito da questão racial. A investigação tem caráter qualitativo e figura-se como um Estudo de Caso. Assim, a pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio de Belo Horizonte/MG, em uma turma de 3º ano do respectivo nível de ensino. Nesse cenário, foram utilizados, como escopo metodológico, os seguintes instrumentos: a Observação Participante em sala de aula; a aplicação de Questionário de Perfil Socioeconômico direcionado aos jovens e de questionário sobre a opinião docente a respeito da turma investigada; a realização de Grupos de Discussão com jovens dos diferentes grupos raciais e de cor da referida turma; a realização de Entrevistas Semiestruturadas com quatro jovens selecionados; utilização de documentos e dados relacionados à escola e aos jovens estudantes que compunham o arquivo da instituição investigada, o que, em alguma medida, aproximou-se do emprego da Análise Documental. Dentre os apontamentos desta investigação, tem-se a confirmação da possibilidade de tratar das relações entre os jovens pretos, pardos e brancos da turma investigada, visto que a categoria raça mostrou-se significativa no processo de percepções de si e do outro na dinâmica das interações sociais experimentadas pelos jovens, internas e externas à escola. Ademais, as relações raciais entre diferentes grupos raciais presentes na sala de aula parecem possíveis por serem tangenciadas por outras dimensões importantes da condição juvenil, como a sociabilidade e as afinidades socioculturais, tal como por perfis socioeconômicos e discentes mais similares. No entanto, essa percepção apresentou-se envolta em um cenário de ambiguidades e sutilezas observadas nas relações raciais em nossa sociedade, de maneira que o cotidiano escolar e os discursos dos jovens revelaram posturas racialistas e racistas, fazendo com que, além do discurso relacionado a não interferência do quesito racial nas interações dos jovens na sala de aula pesquisada, fossem explorados os contrastes, nuances e apontamentos de tais posturas e discursos. Sendo assim, este estudo aponta as sutilezas observadas no estabelecimento das relações raciais entre os jovens pesquisados, contando com uma gama de representações sociais de cunho racial. Outro apontamento refere-se à percepção de que os jovens da turma investigada revelam-se como sujeitos inseridos num processo de naturalização das relações raciais tal como elas se configuram na atualidade. De maneira que naturalização, silenciamento e invisibilização de situações de preconceito racial dentro e fora da escola parecem atingir, de modo mais demarcado, as concepções desses sujeitos acerca do grupo racial negro. Levando em consideração as ambiguidades deste cenário, foram detectados, neste estudo, movimentos de superação aliados aos de manutenção dos preconceitos raciais, a partir do cotidiano e pontos de vista dos jovens, o que, aliás, desafia a escola de Ensino Médio, inclusive revelando a demanda de práticas educativas voltadas para a educação das relações étnicas e raciais, de forma que explorem as potencialidades da condição juvenil. Abordagens as quais, neste estudo específico, não apareceram na agenda da atuação docente e da própria instituição observadas.
Abstract: The aim of this work is to comprehend how race relations among secondary school black (pardos and blacks) and white adolescents is composed. It was analyzed how these adolescents interpret such associations within the classroom and elaborate their own conceptions on race issues. The research is qualitative and is depicted as a Case Study. The field research was made with a senior year class of a public high school in Belo Horizonte/MG. In this scenario, the following instruments were used as methodological scope: contributor observation of the classroom; submission of a socioeconomic profile questionnaire directed to young people and an opinion questionnaire on the teacher, regarding class issues; group discussion performances with students from different race and color; semi-structured interviews with four selected students; and use of documents and data related to the school and the young students who were in the investigation file of the institution, procedure that was similar to document analysis. Among the remarks of this investigation, we had the proof of the possibility of dealing with race relations among young blacks, pardos and whites students, since the category of race was significant in the process of perceptions of their own and others, amongst social interactions experienced by them inside and outside the school. Furthermore, race relations between different racial groups within the classroom are possible because they happen in conjunction with other important dimensions of the young condition, such as sociability and socio-cultural affinities, either by socio-economic profiles or students similarity. However, such perception was set up around a scenario of ambiguity and subtleness observed among race relations in our society, and within the everyday discourses of the students. The study of such discourses revealed racist points of view and, besides the related discourse and the non-interference of race issues in the students interactions, it was possible to analyze the contrasts, nuances and notes of such positions and speeches. In this way, this study aims to highlight the subtleness of race relations among the observed adolescents, taking into account a large number of social and racial representations. Moreover, the studied students are perceived as individuals inserted in a process of naturalization of race relations as how they are constituted nowadays. Such naturalization, silence and invisibility of racial prejudice inside and outside the school seem to reach, in a great deal, these individuals conceptions about the black racial group. Taking into consideration the ambiguities of this scenario detected in this study, and combined with overcoming racial prejudices movements and maintenance racial prejudices movements, as of daily life and point of views from these young people, which, by the way, challenges the secondary school revealing the demand for educational practices heading for ethnic and race relation education, in order to explore the potential of that youth condition. Approaches which in this particular study neither appeared on the agenda of the teacher nor in the institutions.
Subject: Educação
Relações raciais
Escolas  Aspectos sociais
Juventude Aspectos sociais
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99JK48
Issue Date: 23-Aug-2011
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