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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A participação da família na escola: um exercício de cidadania
Autor(es): Vanessa Leandra Dornellas Guelber
primer Tutor: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Resumen: O presente estudo tem como foco analisar as circunstâncias em que se dá a participação da família na escola. Desde o final da última década do século passado, a participação dos pais ou responsáveis, nos processos decisórios escolares passou a ser uma exigência legal, tornando a direção colegiada uma realidade indispensável no contexto escolar. Tendo em vista este fato, tornou-se importante verificar comoisso está acontecendo na prática. O trabalho desenvolveu-se a partir da seleção de duas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, onde a participação da família na escola acontecia efetivamente. Além disso, as escolas foram escolhidas entre aquelas que trabalhavam com os dois primeiros ciclos de formação e estavam localizadas em contextos socioeconômicos diferenciados. Foram utilizadas, predominantemente, estratégias qualitativas de análise e tomados como referência a pesquisa bibliográfica, as entrevistas e as observações em campo realizadas. A intenção não foi de produzir generalizações, tendo em vista que este estudo não é suficientemente capaz de refletir o conjunto da realidade de todas as escolas municipais de Belo Horizonte. Com base na hipótese formulada para a pesquisa, concluiu-se que, em relação às escolas estudadas, a participação dos pais no colegiado é mais efetiva na escola que atende um público de poder socioeconômico mais elevado do que na escola que atende um público de poder socioeconômico menos favorecido, apesar de, nos dois casos, as escolas se mostrarem receptivas a esta participação.
Abstract: The aim of the present work is to analyze the circumstances of family participation at schools. From the final decade of last century on, the participation and engagements of parents became a legal demand in school decision processes; thus, making school committee guidance an indispensable reality in school contexts. Based upon this fact, it came to be important to verify how the referred participation takes place in an actual practice. The work began with the selection of two schools from the Belo Horizonte Municipal Education Net, where family participation does happen in a systematized way. Besides, the two schools were chosen among those which work only with the two first formation cycles and were localized in differentiated socialeconomical contexts. Predominant qualitative analysis strategies were employed and bibliographical researches taken as reference. There was no intention to make any generalizations, having in mind that this study is not sufficiently capable of reflecting the thorough reality of all the municipal schools at Belo Horizonte. Based on the hypothesis formulated in this paper, we come to the conclusion that concerning the two schools studied, the participation of parents is more effective at the school which serves people of a superior socio-economical class, than people of inferior socioeconomical standards, in spite of, in the two cases, the two schools were very receptive to this participation.
Asunto: Educação
Lar e escola  
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99MFVJ
Fecha del documento: 23-jun-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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