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dc.contributor.advisor1Leandro Ribeiro Negreirospt_BR
dc.contributor.referee1Gercina Angela Borem de Oliveira Limapt_BR
dc.creatorKatiúcia Araújo Gumieiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T00:36:04Z-
dc.date.available2019-08-11T00:36:04Z-
dc.date.issued2013-04-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-99PGND-
dc.description.abstractThis is a research that studies the needs and information behavior (the use, frequency of use, relevance conception of information sources and search forms) of the Legislative Consultants of Chamber of Deputies. The objective is identify these facets in order to support projects ofimprovements of the information services offered to them by the Centre for Documentation and Information (CEDI) of the Chamber of Deputies. It is used the literature and questionnaires, to collect, respectively, data on the work context and the needs and information behavior of Legislative Consultants. Concludes that, in general level, about the information behavior of Legislative Consultants, these professionals use electronic sources to perform their jobs. On the micro level, note that there is some heterogeneity between the areas of consulting, due mainly to the existence of disciplinary differences. About the information needs, it appears that the nature of the problems of consultants is associated with access to government documents. The criticisms and suggestions made by the consultants on the services provided by Cedi indicate the information needs of these users.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa que estuda as necessidades e o comportamento informacional (o uso, frequência de uso, concepção de relevância de fontes de informação e as formas de busca) dos Consultores Legislativo da Câmara dos Deputados. Objetiva identificar tais facetas a fim de subsidiar projetos de melhorias dos serviços de informação a eles prestados pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados. Para tanto, recorre-se àliteratura e ao uso de questionários, para levantar, respectivamente, dados sobre o contexto de trabalho e as necessidades e o comportamento informacional dos Consultores Legislativos. Conclui, em nível geral que, quanto ao comportamento informacional dos Consultores Legislativos, esses usuários se apoiam consideravelmente em fontes eletrônicas para a realização de seus trabalhos. Em nível micro, percebe que há certa heterogeneidade entre as áreas da consultoria, em razão, principalmente, da existência das diferenças disciplinares. Sobre as necessidades de informação, verifica-se que a natureza dos problemas dos Consultores está associada ao acesso a documentos governamentais. As críticas e sugestões apontadas pelos consultores sobre os serviços prestados pelo Cedi indicam as necessidades de informação desses usuários.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsultorespt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectNecessidade de informaçãopt_BR
dc.subjectlegislativos da câmara dos deputadospt_BR
dc.subject.otherConsultores legislativos  pt_BR
dc.subject.otherComportamento informacionalpt_BR
dc.subject.otherServiços de informação  Estudo de usuários  pt_BR
dc.subject.otherBrasil  Congresso  Câmara dos Deputados  pt_BR
dc.titleUm estudo sobre as necessidades e o comportamento informacional dos consultores legislativos da câmara dos deputadospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Arquitetura Organização da Informação

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