Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99PJKU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Arquitetura do conhecimento: uma proposta de modelo para a câmara dos deputados
Autor(es): Cristiane da Silva Santos Villela
Primeiro Orientador: Marcello Peixoto Bax
Primeiro membro da banca : Jorge Tadeu de Ramos Neves
Resumo: O conceito de Arquitetura do Conhecimento é apresentado e se propõe um modelo específico, centrado em de blocos de construção e metadados, para resolver o problema de gestão do conhecimento tácito produzido na Câmara dos Deputados. É um trabalho baseado em levantamento bibliográfico e em pesquisa de contexto, que pretende articular e sistematizar o conhecimento de natureza tácita, pelo uso de um metaprojeto de organização para identificar os loci de criação do conhecimento nos processos de trabalho e os respectivos fluxos de produção, troca e uso de conhecimentos entre atores para apoiar a tomada de decisão. O uso do modelo por gestores, quando associado à Gestão Estratégica desenvolve uma organização competente no trabalho, além de habilitar ao desenvolvimento de capabilities que podem ser comuns às demais instituições que compõem o Poder Legislativo e permitir estruturar um acervo de conhecimento característico ao processo de negócio do Legislativo.
Abstract: The concept of Knowledge Architecture is introduced and a specific model, centered on building blocks and metadata, is proposed to solve the problem of tacit knowledge management and producing at the Chamber of Deputies. This study is conducted based on literature review and contextual research, which aims to coordinate and systematize tacit knowledge, by using a organizational metaproject analysis to identify the knowledge creation loci and its flows of production, exchange and use in the organizational working processes to support actors decision making. This model is recommended for managers, for use in association with Strategic Management features to set a competent organization and to enable a legislative institutions common capability development process and to allow starting a business process body of knowledge proper to the legislative.
Assunto: Arquitetura de informação  
Metadados  
Gestão do conhecimento  
Processo decisório  
Brasil  Congresso  Câmara dos Deputados  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99PJKU
Data do documento: 17-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Arquitetura Organização da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aoi_corrigido_final8.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.