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Type: Monografias de Especialização
Title: Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreador da movimentação ocular
Authors: Marina Eurides Alves Gumarâes
First Advisor: Leonor Bezerra Guerra
First Co-advisor: Marcia Fernanda da Costa Reis Guimaraes
Abstract: Este estudo teve por objetivo analisar o efeito da intervenção com filtros espectrais seletivos Irlen sobre o Grau de Eficiência Leitora em pacientes portadores da Síndrome de Meares-Irlen através da análise dos registros de rastreamento da movimentação ocular. A amostra foicomposta de 20 indivíduos na faixa etária entre 10 e 30 anos, idade média de 15,1 anos, distribuídos igualmente entre os dois sexos e que fizeram uso constante dos filtros espectrais em suas atividades da vida diária como intervenção para o tratamento da Síndrome de Irlen. Os parâmetros considerados foram os registros de leitura na fase inicial pré intervenção e após um follow-up mínimo de 12 meses de intervenção com filtros espectrais, comparando-se o número de fixações, velocidade de leitura e compreensão durante uma leitura com dificuldade ajustada à escolaridade. A Síndrome de Irlen é uma disfunção de natureza neurológica com manifestações visuoperceptuais onde se observam dificuldades de leitura associadas à fotossensibilidade, restrição de campo visual periférico, dificuldade de adaptação a contrastes (competição figura/fundo ou entre letras e papel impresso), dificuldade de sustentar a atenção visual e cefaléia. O protocolo diagnóstico adotado inclui além do exame oftalmológicoconvencional (acuidade visual, refração dinâmica e sob cicloplegia, biomicroscopia, tonometria, fundoscopia e cover test ); testes de visão funcional computadorizado que incluem testes de sensibilidade ao contraste sob estímulos fotópicos e mesópicos com e semofuscamento ajustados em 4 fases e usando freqüências espaciais entre 1,5 a 18,0 ciclos por grau sob contraste variáveis e progressivos, 2 testes para estereopsia, testes de vergências computadorizados, 2 testes para discriminação cromática, exame ortóptico, aberrometria poranálise de frente de onda, visão binocular, tomografia de coerência óptica, campos visuais estáticos e por estímulos de dupla freqüência e oculomotricidade. Esta investigação diagnóstica tem por objetivo detectar as alterações de qualidade e desempenho nos testespsicofísicos direcionados para estímulos dos sistemas Parvocelular e Magnocelulares e déficits no processamento visual espacial, temporal, contraste e oculomotricidade bem como seu impacto na eficiência visual e habilidade de leitura. Os resultados pós intervenção demonstram que a eficiência de leitura foi aprimorada em 95% dos casos (19 entre 20 casos da amostra). Ao serem desdobrados segundo os parâmetros constantes no protocolo, os dados mostram que 100% dos casos apresentaram redução no número de fixações, sendo que em 80% destes a redução foi acompanhada de melhora na sincronicidade e paridade no trabalho oculomotor. A velocidade de leitura, medida em número de palavras lidas/minuto foi acentuadamente superior em 85% dos casos, com 01 caso inalterado e dois com redução da velocidade. Como evidenciado no presente estudo, o uso de filtros espectrais seletivos Irlen mostrou-se como uma alternativa válida pelos efeitos sobre a sincronicidade oculomotora, velocidade de leitura, número de fixações além de ser um tratamento de caráter não invasivo, de custo razoável, com resultados progressivos, favorecendo além da leitura, outras áreas de integração intermodal contribuintes na aprendizagem.
Abstract: The aim of this study was to analyze the effects in Reading Efficiency produced by the use of selective spectral Irlen filters in patients with Meares-Irlen syndrome after a follow-up of 12 months. The data was obtained through an eye tracker recording system pre and after theregular use of the Irlen selective spectral filters in daily life activities. The sample consisted of 20 individuals, aged between 10 and 30 years, mean 15.1 years, being 50% males and 50% females. The parameters considered in this study were the number of fixations, reading rate and comprehension while reading a text with grade of difficulty adjusted to the current school level. Irlen Syndrome is a visuoperceptual neurological disorder with reading difficulties associated with photosensitivity, peripheral visual field restriction, difficulty in adapting to contrast (competition between letters and background), difficulties sustaining visual attention and headaches. The diagnostic criteria according to the protocol included a routine eye exam test ( visual acuity, refraction under dinamic and static conditions, biomicroscopy, tonometry, fundoscopy and cover test) and also a functional vision evaluation including contrast testing in 4 phases (photopic and mesopic light stimulation plus glare adjusted to spacial frequencies from 1,5 to 18,0 cycles per degree under increasing luminance and contrast levels), stereospsis and vergence measurements, 2 chromatic tests, orthoptic exam, aberrometry by wave front analysis, binocular vision assessment, optical coherence tomography , visual fields and frequency doubling technology testing. The inclusion of psicophysical tests under controled stimuli presented by a computer aims the analysis of Parvo or/and Magnocellular systems performance due to its well documented influence in spatial, temporal, and contrast processing areas as well as in visual processing skills and reading hability. The obtained data shows that the post-intervention reading efficiency had improved in 95% of cases (19 of 20 cases in the sample). When deployed according to the parameters contained in the protocol, the data shows that 100% of cases reduced the number of fixations, in which 80% of the reduction was also associated to improvement in cross correlation synchronicity between right and left eye movements. As evidenced in this study, the use of selective spectral Irlen filters proved to be a valid treatment due to its effects in reading efficiency levels, cross correlation or oculomotor synchronicity, reading rate, number of fixations. It is also a non-invasive, reversible treatment that presents progressive results, and enhances the intermodal integratingareas so critical to a well structured learning process due to its neuromodulation effects.
Subject: Dislexia
Neurociências
Meares-Irlen, Síndrome de
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RF98
Issue Date: 9-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras



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