Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99YKF8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O papel dos selos de certificação ambiental no estabelecimento da sustentabilidade da construção civil no Brasil
Autor(es): Fábio Chamon Melo
Primeiro Orientador: Aldo Giuntini de Magalhaes
Resumo: Esta pesquisa busca estabelecer um paralelo entre os selos de certificação ambiental e a construção civil, em uma perspectiva a princípio global em direção ao contexto brasileiro. Para chegarmos à luz da situação atual é traçado um breve panorama histórico, a partir do qual é possível vislumbrar o quão recente a pauta sustentável é trabalhada formalmente, seja no mundo seja no Brasil. Os green buildings, como são chamados os edifícios com alta performance ecológica, se tornaram a vanguarda na nova frente de trabalho da grande cadeia produtiva da construção civil. As certificações ambientais na construção civil são parte de um grande processo de mudança, onde os impactos causados pela construção são levados em consideração deste a fase de projeto até a fase de pós-ocupação. Os selos buscam, desde a década de 90, classificar as edificações mais eficientes de modo a distingui-las das demais construções. Neste novo paradigma, a importância de certificar um empreendimento não reside no selo em si, mas na metodologia orientadora que ao final do processo direcionará a relação de equilíbrio entre o espaço construído e o meio ambiente.
Assunto: Edifícios sustentáveis Projetos e construção
Engenharia civil
Construção civil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99YKF8
Data do documento: 16-Ago-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Construção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monoggrafia_f_bio.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.