Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AAHRN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise crítica da lei 9074-2005 frente as demais legislações urbanísticas em vigor e medidas de conforto ambiental
Autor(es): Gustavo Ramos Bessoni
Primeiro Orientador: Adriano de Paula e Silva
Resumo: Este trabalho sintetiza a legislação urbanística vigente na cidade de Belo Horizonte e enumera parâmetros de conforto ambiental, salubres e sustentáveis, nas edificações e no recinto urbano. Interrelacionando os temas supracitados, procurou-se analisar criticamente, dando ênfase ao aspecto do sítio privado edificado e ao uso do logradouro público urbano, a Lei nº 9.074 de 18 de janeiro de 2005, a qual dispõe sobre a regularização de parcelamentos do solo e de edificações no Município de Belo Horizonte (Lei da Anistia). Exibindo a hermenêutica da legislação através de medidas de conforto ambiental (térmico, acústico e ilumínico), de conservação de energia e de sustentabilidade; este estudo aponta aspectos negativos na Lei da Anistia e explicita o grau de relevância dos parâmetros urbanísticos para as edificações e a cidade, os quais a mesma dispensa. Para endossar a conclusão almejada, foi realizado um estudo de caso onde é demonstrado que o conforto ambiental é intrínseco ao parâmetro urbanístico adotado, tanto no contexto urbano quanto propriamente na edificação e, contudo, evidenciando a negligência contida no texto da lei objeto da análise.
Assunto: Engenharia civil
Construção civil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AAHRN
Data do documento: 23-Abr-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Construção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
parte_n_o_paginada.pdf114.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
parte_paginada.pdf834.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.