Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AHFVM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O processo de projeto em instituição pública de ensino: estudo de caso |
Authors: | Munik Ramos Fernandes |
First Advisor: | Paula Bamberg |
Abstract: | Este estudo tem por objetivo propor diretrizes de melhoria do processo de projeto em uma Instituição Federal de Ensino. Os benefícios que a iniciativa privada tem alcançado com a melhoria de sua coordenação de projetos, também, poderão ser verificados nos empreendimentos públicos com a adoção das melhores técnicas de gerência de projetos,valorizando a etapa de concepção e planejamento, aproximando da realidade da produção, minimizando as interferências que afetam os prazos, custos e qualidade das edificações. O presente trabalho está focado na análise diagnóstica do processo de desenvolvimento de projeto dentro do IFMG (Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), uma autarquia direcionada ao ensino profissional etecnológico. O fluxo de trabalho analisado faz parte da rotina da Diretoria de Infraestrutura, apresentando algumas deficiências, em função, dentre outras causas, do número deficiente de profissionais que compõe seu quadro técnico. Baseadas em estudo bibliográfico sobre gerenciamento de projetos, são apresentadas diretrizes para otimização do fluxo e o controle de qualidade dos serviços contratados, através de licitações. |
Subject: | Administração de projetos Construção civil |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AHFVM |
Issue Date: | 2-Apr-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Construção Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_vers_o_final__revisada___munik.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.