Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGBA
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Adriana Barbosa Salviano | pt_BR |
dc.creator | Cristiane Moreira Bretas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T18:34:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T18:34:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGBA | - |
dc.description.resumo | É cada vez mais necessária a reflexão e a mudança de atitude para procurar soluções diante dos muitos problemas enfrentados na atuação profissional. Para que essas mudanças ocorram deve-se experimentar estratégias alternativas nas aulas de Química. O presente trabalho propõe uma sequência didática investigativa, inspirada na metodologia proposta por Cavicchioli e Rocha (2005), baseada no uso de miçangas coloridas para desenvolver o conteúdo de atomística, a partir dosconceitos de átomo, elemento químico, molécula, substâncias simples e composta. A proposta foi realizada com 21 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e 24 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Soares de Albergaria Filho, situada em Governador Valadares/MG. Para investigar e diagnosticar os conhecimentos prévios desses estudantes sobre atomística forampropostas algumas questões para serem respondidas individualmente. Para a verificação da aprendizagem, foi aplicado, também de forma individual, um pósteste. As informações coletadas foram analisadas, servindo de base para comparação da aprendizagem antes e após a aplicação da sequência didática. Tal sequência foi desenvolvida com os estudantes na tentativa de transformar o ensino de Química em algo mais prazeroso, bem como facilitar a aprendizagem desses conceitos tão abstratos e de difícil compreensão por parte dos estudantes queiniciam o estudo da química. A aplicação dessa sequência didática possibilitou a reflexão e análise das potencialidades do ensino por investigação sobre atomística. Consideramos que aprendizagens, a partir de atividades investigativas, que levam em conta as vivências, questionamentos e contribuições dos estudantes, são efetivas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Atomística | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Atomos Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Quimica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Miçangas coloridas: uma proposta investigativa para explorar o conceito de atomística | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_conclu_da_sete_de_mar_o.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.