Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGBA
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Adriana Barbosa Salvianopt_BR
dc.creatorCristiane Moreira Bretaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T18:34:28Z-
dc.date.available2019-08-12T18:34:28Z-
dc.date.issued2013-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGBA-
dc.description.resumoÉ cada vez mais necessária a reflexão e a mudança de atitude para procurar soluções diante dos muitos problemas enfrentados na atuação profissional. Para que essas mudanças ocorram deve-se experimentar estratégias alternativas nas aulas de Química. O presente trabalho propõe uma sequência didática investigativa, inspirada na metodologia proposta por Cavicchioli e Rocha (2005), baseada no uso de miçangas coloridas para desenvolver o conteúdo de atomística, a partir dosconceitos de átomo, elemento químico, molécula, substâncias simples e composta. A proposta foi realizada com 21 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e 24 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Soares de Albergaria Filho, situada em Governador Valadares/MG. Para investigar e diagnosticar os conhecimentos prévios desses estudantes sobre atomística forampropostas algumas questões para serem respondidas individualmente. Para a verificação da aprendizagem, foi aplicado, também de forma individual, um pósteste. As informações coletadas foram analisadas, servindo de base para comparação da aprendizagem antes e após a aplicação da sequência didática. Tal sequência foi desenvolvida com os estudantes na tentativa de transformar o ensino de Química em algo mais prazeroso, bem como facilitar a aprendizagem desses conceitos tão abstratos e de difícil compreensão por parte dos estudantes queiniciam o estudo da química. A aplicação dessa sequência didática possibilitou a reflexão e análise das potencialidades do ensino por investigação sobre atomística. Consideramos que aprendizagens, a partir de atividades investigativas, que levam em conta as vivências, questionamentos e contribuições dos estudantes, são efetivas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAtomísticapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAtomos  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuimica  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMiçangas coloridas: uma proposta investigativa para explorar o conceito de atomísticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_conclu_da_sete_de_mar_o.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.