Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGBA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Miçangas coloridas: uma proposta investigativa para explorar o conceito de atomística
Autor(es): Cristiane Moreira Bretas
Primeiro Orientador: Adriana Barbosa Salviano
Resumo: É cada vez mais necessária a reflexão e a mudança de atitude para procurar soluções diante dos muitos problemas enfrentados na atuação profissional. Para que essas mudanças ocorram deve-se experimentar estratégias alternativas nas aulas de Química. O presente trabalho propõe uma sequência didática investigativa, inspirada na metodologia proposta por Cavicchioli e Rocha (2005), baseada no uso de miçangas coloridas para desenvolver o conteúdo de atomística, a partir dosconceitos de átomo, elemento químico, molécula, substâncias simples e composta. A proposta foi realizada com 21 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e 24 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Soares de Albergaria Filho, situada em Governador Valadares/MG. Para investigar e diagnosticar os conhecimentos prévios desses estudantes sobre atomística forampropostas algumas questões para serem respondidas individualmente. Para a verificação da aprendizagem, foi aplicado, também de forma individual, um pósteste. As informações coletadas foram analisadas, servindo de base para comparação da aprendizagem antes e após a aplicação da sequência didática. Tal sequência foi desenvolvida com os estudantes na tentativa de transformar o ensino de Química em algo mais prazeroso, bem como facilitar a aprendizagem desses conceitos tão abstratos e de difícil compreensão por parte dos estudantes queiniciam o estudo da química. A aplicação dessa sequência didática possibilitou a reflexão e análise das potencialidades do ensino por investigação sobre atomística. Consideramos que aprendizagens, a partir de atividades investigativas, que levam em conta as vivências, questionamentos e contribuições dos estudantes, são efetivas.
Assunto: Educação
Atomos  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGBA
Data do documento: 23-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_conclu_da_sete_de_mar_o.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.