Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGVX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita de Cássia Costa Teixeirapt_BR
dc.creatorPriscilla Guimarães Zanellapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:14:06Z-
dc.date.available2019-08-13T05:14:06Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGVX-
dc.description.resumoA Educação para todos tem sido amplamente discutida nos grupos de educação, principalmente naqueles que se voltam para o desenvolvimento de práticas inclusivas, reconhecendo que as dificuldades enfrentadas nos sistemas educacionais evidenciam a necessidade de confrontar as práticas excludentes e criar alternativas para superá-las. Além disso, no contexto do ensino de ciências, as atividades investigativas são defendidas como propostas de estratégias para diversificar a aula e trazer a atividade científica dos cientistas para o ensino, aproximando os conhecimentos científicos e escolares. Nesse quadro percebemos que, alguns aspectos encontrados nas atividades investigativas são desenvolvidas a partir de referenciais visuais, dificultando além do aprendizado do deficiente visual que este sujeito, inclusive, alcance os objetivos iniciais propostos por atividades investigativas, como o desenvolvimento da autonomia. Diante disso, faz-se necessário a avaliação das características das atividades investigativas do ensino de ciências presentes na literatura consultada que podem dificultar a aprendizagem do aluno deficiente visual. Foi possível perceber que as atividades que priorizam o observar, dificultam o desenvolvimento da atividade pelo aluno deficiente visual, impossibilitando o desenvolvimento da autonomia e dificultando o aprendizado deste aluno.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise de atividades investigativas presentes no ensino de ciências: o contexto do aluno deficiente visualpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_priscilla_guimar_es_zanella.pdf255.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.