Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGVX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rita de Cássia Costa Teixeira | pt_BR |
dc.creator | Priscilla Guimarães Zanella | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T05:14:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T05:14:06Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGVX | - |
dc.description.resumo | A Educação para todos tem sido amplamente discutida nos grupos de educação, principalmente naqueles que se voltam para o desenvolvimento de práticas inclusivas, reconhecendo que as dificuldades enfrentadas nos sistemas educacionais evidenciam a necessidade de confrontar as práticas excludentes e criar alternativas para superá-las. Além disso, no contexto do ensino de ciências, as atividades investigativas são defendidas como propostas de estratégias para diversificar a aula e trazer a atividade científica dos cientistas para o ensino, aproximando os conhecimentos científicos e escolares. Nesse quadro percebemos que, alguns aspectos encontrados nas atividades investigativas são desenvolvidas a partir de referenciais visuais, dificultando além do aprendizado do deficiente visual que este sujeito, inclusive, alcance os objetivos iniciais propostos por atividades investigativas, como o desenvolvimento da autonomia. Diante disso, faz-se necessário a avaliação das características das atividades investigativas do ensino de ciências presentes na literatura consultada que podem dificultar a aprendizagem do aluno deficiente visual. Foi possível perceber que as atividades que priorizam o observar, dificultam o desenvolvimento da atividade pelo aluno deficiente visual, impossibilitando o desenvolvimento da autonomia e dificultando o aprendizado deste aluno. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficientes visuais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Análise de atividades investigativas presentes no ensino de ciências: o contexto do aluno deficiente visual | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_priscilla_guimar_es_zanella.pdf | 255.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.