Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJH9X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kristianne Lina Figueiredopt_BR
dc.creatorJulio Cesar Soares Macielpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T17:06:26Z-
dc.date.available2019-08-13T17:06:26Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJH9X-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva identificar e analisar a participação e o interesse dos alunos de comunidades rurais em atividades investigativas de química e biologia com temas contextualizados. Devido aos problemas contextuais da educação do campo esta pesquisa busca relacionar temas contextualizados com metodologias investigativas de ensino. Através de observação de campo, conceitos científicos curriculares e um questionário foram elaborados duas atividades investigativas contextualizadas e aplicadas aos alunos da comunidade rural de Silva Campos. Após, houve a aplicação dessas atividades e a análise das participações e interesse dos alunos na sequência de aula. Notou-se o alto grau de interesse e de participação dos alunos durante as atividades investigativas e consequentemente desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectAtividades investigativapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subject.otherBiologia  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherQuimica  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAvaliando o interesse e as participações de alunos da zona rural em atividades investigativaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final.pdf661.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.