Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHHR
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ciência no intervalo: atividades investigativas no cotidiano escolar
Autor(es): Daniela Elizabeth Rosa Pereira Gil de Menezes
primer Tutor: Lucia Maria Porto de Paula
Resumen: Este trabalho é um relato de experiência, na qual, atividades investigativas foram desenvolvidas no intervalo escolar (hora do recreio). Buscamos investigar através de questionários a relação dos estudantes com o conhecimento cientifico durante o desenvolvimento da atividades investigativas, nas quais foram desenvolvidas e apresentadas mini oficinas, sob temas diversos que envolvem a disciplina Ciências. Os estudantes, da primeira série do ensino médio, envolvidos na investigação, são de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte. As atividades investigativas foram organizadas de forma estruturada e multidisciplinar. A pesquisa através dos questionários demonstra que os estudantes dominam o assunto da atividade proposta, sentindo-se seguros quando a apresentam e que esta atividade, pode ampliar, fixar e evoluir os níveis conceituais, procedimentais e atitudinais de assimilação do conhecimento investigado, trazendo crescimento pessoal e cognitivo. Conclui-se que as atividades investigativas podem e devem ser utilizadas no cotidiano escolar, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades cognitivas necessárias para a formação de indivíduos autônomos e críticos.
Asunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Ciencia Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHHR
Fecha del documento: 7-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
daniela_elizabeth.pdf381.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.