Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHU5
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Como alunos interpretam a resistência bacteriana sob a ótica das teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin no ensino médio |
Autor(es): | Anderson Fernandes de Melo |
Primeiro Orientador: | Maria de Fátima Marcelos |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de ciências porinvestigação por meio de pesquisa sobre ensino e aprendizagem de teorias evolutivas. Nesse sentido, busca-se verificar relações estabelecidas por alunos de ensino médio entre a resistência bacteriana e as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas etapas: pesquisa bibliográfica e trabalho empírico. Na pesquisa bibliográfica foram abordados os temas ensino e aprendizagem de evolução, bem comoteorias de evolução biológica e resistência bacteriana. Na etapa empírica, foram coletados dados por meio de questionário, discussão e grupo focal. Os resultados apontam: 1 Os alunos possuem dificuldades em separar as Teorias Lamarckistas das Darwinistas, mas percebem a importância do seu entendimento. 2 Apesar de fazer parte do seu cotidiano, o surgimento das bactérias resistentes aos antibióticos, possibilita diversas interpretações dos alunos e, muitas vezes, não compatíveis com a descrição darwinista. Considera-se que esse trabalho abre perspectivas de pesquisas sobre as Teorias Evolutivas, em especial a apresentação de temas relacionados aocotidiano do aluno, como a resistência bactéria, ou saúde publica. |
Abstract: | This work has as its goal contributes to the science teaching byinvestigating from the ways of searching about the teaching and learning of the evolutionary theories. In this way, it tries to check the relations established by students from high school between bacterial resistance and the evolutionary theories from Lamarck and Darwin. For this, it was done a qualitative research in two steps: bibliographic research and empirical work. In the bibliographic research was approached the teaching and learning themes of the evolution, as well as theories of the biological evolution and bacterial resistance. In the empirical step, data were collected by questionnaires, debate and focal group. The results show: 1 The students have difficulties in separating the theoriesof Lamarck and Darwin, but they realize the importance of their knowledge. 2 Besides being part of their everyday, the appearance of the bacteria antibiotics resistant, allow several interpretations of the students and, many times, they are compatible with Darwins description.It regards that this work opens researchs perspectives about the Evolutionary Theories, specially the presentation of topics related to the everyday of the student, as bacterial resistance, or the public health. |
Assunto: | Educação Evolução (Biologia) Ciência Estudo e ensino Bactérias Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHU5 |
Data do documento: | 15-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
anderson_melo_tcc.pdf | 325.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.