Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJXV
Type: Monografias de Especialização
Title: Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
Authors: José Luis da Silva
First Advisor: Maria de Fátima Marcelos
Abstract: Este trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de ciências por investigação por meio de pesquisa sobre jogo educativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com posterior analise quantitativa dos dados. A pesquisa constou de duas etapas. A primeira, uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscou fornecer o aporte teórico que apoiaria a análise dos dados empíricos. A segunda consistiu de trabalho empírico com coleta de dados junto a uma turma do 2º ano do Ensino Médio e se dividiu em três fases: aplicação do jogo investigativo O Corpo e a Saúde Integrados ao Ambiente com observação da dinâmica na sala de aula; aplicação de um questionário junto aos alunos que participaram da fase anterior; discussão com os participantes abordando a atividade do dia. Nossa análise se baseou na literatura pertinente ao tema, especialmente sobre os jogos educativos, a metodologia investigativa e a abordagem no ensino sobre corpo humano e saúde, considerando o conceito ampliado desta última e tendo como referenciais os PCN e PCNEM e estudos da Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados apontaram: expressões de motivação e interesse para com a atividade proposta, manifestação favorável ao uso de jogos educativos no processo de ensino, um bom nível de interações dentro da sala de aula, e posicionamento crítico, construtivo e positivo dos alunos em face das questões propostas. Entendemos que este trabalho contribui para as discussões sobre o emprego dos jogos educativos no ensino de ciências e estimula estudos envolvendo a associação dos jogos com a atividade investigativa.
Abstract: This study aims to contribute to science teaching by investigation through search on educational game. For both we conducted a qualitative survey with quantitative analysis of the data later. The research comprised two steps. The first, a bibliographic review on the theme, sought the theoretical basis that would support the analysis of empirical data. The second was consisted of empirical work with data collection from a class of 2nd year of high school and was divided into three phases: application of game Investigative The Human Body and Health Integrated to the Environment with observing the dynamics of classroom, applying a questionnaire to the students who participated in the previous phase; discussion with participants addressing the day's activity. Our analysis was based on theory of literature pertinent to the topic, especially on educational games, the investigative methodology and approach to teaching about the human body and health with the broader concept of health and referential in the National Curriculum for primary and secondary education (PCN and PCNEM) and studies of Research in Science Educacion. The results showed: expressions of interest and motivation towards the proposed activity, favorable manifestation the use of educational games in teaching, a good level of interaction in the classroom and positioning critical, constructive and positive in view of the students' questions tenders. We believe that this work contributes to the discussions about the use of educational games in teaching science and stimulates studies involving the association of games with investigative activity.
Subject: Educação
Corpo humano  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
Jogos educativos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJXV
Issue Date: 15-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.