Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKD4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Beatriz Pinheiro Pintopt_BR
dc.creatorMaria do Carmo Teixeira Lemospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:50:50Z-
dc.date.available2019-08-09T16:50:50Z-
dc.date.issued2013-02-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKD4-
dc.description.resumoCom a finalidade de subsidiar os educadores, tanto para a elaboração de planejamentos, quanto para a condução do processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN.1997) indicam entre os diversos objetivos gerais para o Ensino Fundamental, que os alunos sejam capazes de ....Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento (PCN.1997,pg. 05). Compreendendo a importância e relevância deste objetivo e sua inserção e adequação ao eixo temático Tecnologia e Sociedade, proposto para desenvolvimento junto a estudantes do 4º ciclo de Formação Humana, buscamos, como orientadores de aprendizagem desta faixa etária, investigar o uso da multimídia no contexto escolar (possibilidades, contribuições e desafios) enquanto recurso pedagógico dinamizador e inovador do processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho, relata e analisa a aplicação e utilização deste recurso tecnológico - metodológico em contextos de aulas de Ciências Naturais junto a uma turma de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Contagem/MG. A coleta de dados se desenvolveu em três etapas subsequentes sendo a 1ª a aplicação de um pré-teste, a 2ª a apresentação orientada de um filme selecionado e a última a aplicação e avaliação de um pós teste, contendo questões abertas e fechadas A análise e triangulação dos dados coletados á luz da literatura atual que orienta o assunto (bibliografia específica), nos permite destacar que o uso da multimídia enquanto recurso pedagógico dinamizador e inovador no contexto escolar, e de forma muito especial em salas de aulas de Ciências Naturais, contribui em muito com a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, ampliando a capacidade dos estudantes (de associação, interação e interrelação de fatos, processos e ou informações em investigação) tornando-se assim mais um importante recurso, para apoio pedagógico ao processo de ensino e de aprendizagem em ciências junto a educação básica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectMultimídiapt_BR
dc.subjectRecursopt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subject.otherSistemas multimídiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso da multimídia, numa abordagem investigativa, nas aulas de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.