Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKD4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Beatriz Pinheiro Pinto | pt_BR |
dc.creator | Maria do Carmo Teixeira Lemos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T16:50:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T16:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKD4 | - |
dc.description.resumo | Com a finalidade de subsidiar os educadores, tanto para a elaboração de planejamentos, quanto para a condução do processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN.1997) indicam entre os diversos objetivos gerais para o Ensino Fundamental, que os alunos sejam capazes de ....Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento (PCN.1997,pg. 05). Compreendendo a importância e relevância deste objetivo e sua inserção e adequação ao eixo temático Tecnologia e Sociedade, proposto para desenvolvimento junto a estudantes do 4º ciclo de Formação Humana, buscamos, como orientadores de aprendizagem desta faixa etária, investigar o uso da multimídia no contexto escolar (possibilidades, contribuições e desafios) enquanto recurso pedagógico dinamizador e inovador do processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho, relata e analisa a aplicação e utilização deste recurso tecnológico - metodológico em contextos de aulas de Ciências Naturais junto a uma turma de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Contagem/MG. A coleta de dados se desenvolveu em três etapas subsequentes sendo a 1ª a aplicação de um pré-teste, a 2ª a apresentação orientada de um filme selecionado e a última a aplicação e avaliação de um pós teste, contendo questões abertas e fechadas A análise e triangulação dos dados coletados á luz da literatura atual que orienta o assunto (bibliografia específica), nos permite destacar que o uso da multimídia enquanto recurso pedagógico dinamizador e inovador no contexto escolar, e de forma muito especial em salas de aulas de Ciências Naturais, contribui em muito com a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, ampliando a capacidade dos estudantes (de associação, interação e interrelação de fatos, processos e ou informações em investigação) tornando-se assim mais um importante recurso, para apoio pedagógico ao processo de ensino e de aprendizagem em ciências junto a educação básica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Multimídia | pt_BR |
dc.subject | Recurso | pt_BR |
dc.subject | Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas multimídia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso da multimídia, numa abordagem investigativa, nas aulas de ciências | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_maria_do_carmo_teixeira_lemos___parte_1____capa_.pdf | 21.48 kB | Adobe PDF | View/Open | |
monografia_maria_do_carmo_teixeira_lemos__parte_2___texto_.pdf | 690.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.