Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKFRZ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A origem cultural e a importância biológica dos alimentos |
Autor(es): | Vania de Fátima Rodrigues |
primer Tutor: | Rita de Cássia Costa Teixeira |
Resumen: | Este estudo buscou refletir o debate sobre alimentação e cultura, revelando alguns elementos desse debate para o caso brasileiro, mais especificamente para a cultura mineira. Intentamos, neste estudo, identificar e reconhecer a importância cultural dos alimentos de modo a perceber sua influência na formação de hábitos alimentares dos alunos do ensino fundamental e médio da rede privada de ensino. Propomos o tratamento de nosso objeto de estudo a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritiva, com método de observação e intervenção que permitiu a aproximação e o envolvimento do pesquisador com todos os atores, com vista a compreender o significado das suas ações, interpretando-as e atribuindo significações àquilo que foi observado. Para esse fim, foi utilizado um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Priorizamos a instituição escolar por entendermos que ela é um lugar privilegiado de produção de sentidos, valores e normas. A análise dos dados revelou a relação existente entre alimentação e cultura e a importância de explorarmos o sentido da origem cultural dos alimentos em sala de aula. |
Abstract: | This study sought to reflect the debate about food and culture, revealing some elements of this debate for Brazil, more specifically for the mining culture. Intend in this study to identify and recognize the cultural importance of food in order to understand their influence on the formation of habits of students in elementary and secondary education of private schools. We propose treating our object of study from a survey of descriptive qualitative approach using the method of observation and intervention that allowed the researcher's approach and engagement with all stakeholders in order to understand the significance of their actions, interpreting and assigning them to what has been observed hereinbefore. For this purpose, a structured questionnaire was used as an instrument for data collection. We prioritize the educational institution because we believe that it is a privileged place of production of meanings, values and standards. Data analysis revealed the relationship between food and culture and the importance of exploring the meaning of cultural origin of the food in the classroom. |
Asunto: | Educação Ciência Estudo e ensino Alimentos Aspectos da saúde |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKFRZ |
Fecha del documento: | 15-dic-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
vania_de_f__tima_rodrigues__monografia_final_pdf.pdf | 663.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.