Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKGXE
Type: Monografias de Especialização
Title: A importância da internet no processo de aprendizagem: um estudo comparativo sobre o desenvolvimento de uma atividade investigativa em sala de aula e no ambiente virtual de uma rede social
Authors: Lucas Oliveira Goncalves
First Advisor: Beatriz Pinheiro Pinto
Abstract: Viver sem utilizar tecnologias na atualidade é algo bastante complicado. A sociedade se acostumou com a praticidade e otimização de tempo que várias tecnologias trazem para o desenvolvimento de trabalho, lazer, informação e até mesmo resolução de problemas, como pagar contas. A utilização das TIC é comum e crescente, o que as tornam inseridas ao cotidiano do ser humano. Quando se pensa em desenvolvimento humano, pensa-se logicamente na educação e quando se pensa em educar, deve-se fazê-lo trazendo o cotidiano do aluno para dentro deste processo. Como as TIC fazem parte do dia a dia da população, educar usando tecnologias torna-se cada vez mais necessário. Dentre estas tecnologias, a que mais cresceu nas últimas décadas é a internet e um dos ambientes virtuais de maior uso hoje é a rede social. Este trabalho utilizou o espaço virtual do Facebook e lá desenvolveu uma atividade investigativa sobre obtenção de energia pelo ser humano. Foi desenvolvida a mesma atividade dentro de sala de aula com o intuito de comparar os resultados e relatar a real importância que este tipo de tecnologia de comunicação e informação possa ter na educação de um adolescente.
Subject: Educação
Redes sociais on-line
Ciência  Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AKGXE
Issue Date: 15-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ensci_nciasinvestiga__o_lucasoliveiragon_alves_monografia.pdf236.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.