Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ASFCS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A promulgação do decreto 5940/2006: implantação da coleta seletiva e responsabilidade social no Aeroporto Internacional Tancredo Neves - MG
Autor(es): Roberto Barros Amaral
Primeiro Orientador: Camila Costa de Amorim
Primeiro membro da banca : Wilfrid Keller Schwabe
Segundo membro da banca: Eliane Wolff
Resumo: Dentre os diversos problemas da sociedade contemporânea o meio ambiente e as conseqüências com o descaso com que são tratadas estas questões figuram entre as maiores preocupações de ambientalistas, governos e sociedade. A mídia de forma geral tem dado destaque à problemática alertando a sociedade para catástrofes previstas caso não se mude a forma e a maneira de lidar com os recursos naturais e a preservação da diversidade ecológica existente em nosso planeta. A vida e o futuro seguem ameaçados, é preciso inverter a lógica mercantilista, consumista para com os recursos naturais ainda disponíveis. E dentre os problemas cotidianos enfrentados em nossa sociedade a questão do lixo lidera o ranking das preocupações e diz respeito a cada cidadão. A sobrevivência do ser humano e a preservação dos recursos naturais estão diretamente ligadas à questão do lixo urbano. Uma das propostas de conservação ambiental que visa o desenvolvimento sustentável é a Coleta Seletiva que consiste em separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Este trabalho aborda uma metodologia de implantação da coleta seletiva (segregação, transporte e destinação final) de materiais recicláveis no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, valorizando e favorecendo as possibilidades de reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, em consonância com o estabelecido no Decreto nº 5.940/06. Na maioria das vezes, há muito desperdício de materiais recicláveis por pessoas em lugares públicos. Debate-se a importância que as empresas gestoras têm que dar sobre a conscientização dos funcionários em relação a materiais recicláveis buscando assim, preservar o meio ambiente e ajudar na diminuição da pobreza. Dos resultados alcançados, pode-se verificar que a coleta seletiva tem favorecido um melhor aproveitamento dos resíduos destinados à reciclagem.
Assunto: Meio ambiente
Engenharia sanitária
Tecnologia ambiental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ASFCS
Data do documento: 16-Mai-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Engenharia Sanitária e Tec. Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiarevisaofinal_junho_2012.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.