Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ASG6W
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Controle de poluição sonora urbana: projeto de lei que dispõe sobre o controle de sons e ruídos no Município de Belo Horizonte
Autor(es): Ambrosina Marques Ferreira
Primeiro Orientador: Marco Antonio de Mendonca Vecci
Primeiro membro da banca : Wilfrid Keller Schwabe
Segundo membro da banca: Eliane Wolff
Resumo: Desde a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em setembro de 1983, o Município de Belo Horizonte começou a envidar esforços no sentido de controlar, na medida do possível, os incômodos inerentes à poluição sonora urbana.Para tanto, junto aos segmentos pertinentes da sociedade como um todo, foi criada e homologada a Legislação Ambiental de Belo Horizonte, Lei 4.253/85 e o Decreto regulamentador, 5.893/88, modificado pelo Decreto 9.139/97 que responde pelos NCA (Níveis Critérios de Avaliação) relativos ao controle do ruído urbano. A homologação do decreto 9.139/97 fez-se necessária devido à mudança da Lei de Uso e Ocupação do Solo. O Decreto 5.893/88 foi homologado com o atrelamento dos NCA ao zoneamento de Belo Horizonte (zonas residenciais, comerciais etc.), conforme anexo III Em 1996, com a mudança de Lei do Solo, novos NCA para a poluição sonora tiveram que ser estabelecidos e para tanto, foi publicado o Decreto 9.139/97, desta feita, consonante com o zoneamento e a classificação do sistema viário da cidade, (anexo IV). A Lei 9.341/07 foi publicada mantendo a mesma dependência anterior, (anexoV). A atual legislação de controle ambiental relativo ao ruído em belo Horizonte Lei 9.505/2008, apresenta os níveis padrão (NCA) independentes da lei urbanística da cidade, conforme anexo VI. O presente projeto de lei, além de propor a manutenção da desvinculação de refências da Lei de Uso e Ocupação do Solo, propõe a criação de NCA inerentes aos elementos do meio biótico, especialmente animais domésticos e silvestres que convivem no ambiente antropizado ( anexo VII ).
Assunto: Engenharia sanitária
Tecnologia ambiental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ASG6W
Data do documento: 27-Out-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Engenharia Sanitária e Tec. Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.