Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Adriana Barbosa Salviano | pt_BR |
dc.creator | Ligia Paula Frade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T23:33:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T23:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN | - |
dc.description.resumo | As ideias e questionamentos que deram origem a este trabalho surgiram no período de estágio realizado em uma escola pública da rede Estadual, em uma turma do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa turma EJA havia alunos com diferentes conhecimentos prévios e diferentes idades, jovens, adultos e idosos. Em função da heterogeneidade da turma, surgiram-me alguns questionamentos e inquietações, tais como: Como ministrar aulas de ciências capazes de atingir esse grupo de alunos? Quais as intenções da professora? Quais abordagens comunicativas ela usa? Que tipo deinteração há entre a professora e os alunos? Quais são as intervenções da professora? Há construção de conhecimento científico? O objetivo do presente trabalho é investigar a construção do conhecimento científico dos estudantes da EJA, acerca dos episódios de aulas de ciências sobre cadeia alimentar. Os dados analisados (episódios 1 e 2) fazem parte de duas aulas geminadas. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 23 alunos, com idade entre 25 e 52 anos. Para examinar as interações e a construção de significados entre professor-aluno foi utilizada uma ferramenta, proposta por Mortimer e Scott (2002), baseada em cinco aspectos, agrupados em termos de focos do ensino, abordagem e ações. O episódio 1 foi marcado por um discurso de autoridade, uma vez que a professora buscava apenas que os alunos tomassem como verdade o que estava sendo dito. A intenção inicial da professora foi de introduzir e disponibilizar as ideias científicas no plano da sala de aula. No episódio 2 estiveram presentes os discursosdialógicos e de autoridade. Houve uma maior alternância de falas entre o professoraluno, e a intenção da professora foi direcionar e problematizar os discursos da sala de aula de maneira que os alunos pudessem se engajar no processo de construção de conhecimento.Consideramos que a maneira como foi proposta e conduzida a aula deCiências foram insuficientes para que a participação dos alunos possibilitasse na construção de conhecimento científico. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula de | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | ciências | pt_BR |
dc.subject | Mortimer | pt_BR |
dc.subject | Scott | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Ciencia Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | A construção do conhecimento científico na educação de jovens e adultos: análise das interações em uma aula de ciências | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capa_monografia_ligia.pdf | 23.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
monografia_ligia_atual.pdf | 120.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.