Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Adriana Barbosa Salvianopt_BR
dc.creatorLigia Paula Fradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:33:27Z-
dc.date.available2019-08-10T23:33:27Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN-
dc.description.resumoAs ideias e questionamentos que deram origem a este trabalho surgiram no período de estágio realizado em uma escola pública da rede Estadual, em uma turma do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa turma EJA havia alunos com diferentes conhecimentos prévios e diferentes idades, jovens, adultos e idosos. Em função da heterogeneidade da turma, surgiram-me alguns questionamentos e inquietações, tais como: Como ministrar aulas de ciências capazes de atingir esse grupo de alunos? Quais as intenções da professora? Quais abordagens comunicativas ela usa? Que tipo deinteração há entre a professora e os alunos? Quais são as intervenções da professora? Há construção de conhecimento científico? O objetivo do presente trabalho é investigar a construção do conhecimento científico dos estudantes da EJA, acerca dos episódios de aulas de ciências sobre cadeia alimentar. Os dados analisados (episódios 1 e 2) fazem parte de duas aulas geminadas. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 23 alunos, com idade entre 25 e 52 anos. Para examinar as interações e a construção de significados entre professor-aluno foi utilizada uma ferramenta, proposta por Mortimer e Scott (2002), baseada em cinco aspectos, agrupados em termos de focos do ensino, abordagem e ações. O episódio 1 foi marcado por um discurso de autoridade, uma vez que a professora buscava apenas que os alunos tomassem como verdade o que estava sendo dito. A intenção inicial da professora foi de introduzir e disponibilizar as ideias científicas no plano da sala de aula. No episódio 2 estiveram presentes os discursosdialógicos e de autoridade. Houve uma maior alternância de falas entre o professoraluno, e a intenção da professora foi direcionar e problematizar os discursos da sala de aula de maneira que os alunos pudessem se engajar no processo de construção de conhecimento.Consideramos que a maneira como foi proposta e conduzida a aula deCiências foram insuficientes para que a participação dos alunos possibilitasse na construção de conhecimento científico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAula dept_BR
dc.subjectConstrução do conhecimento científicopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectciênciaspt_BR
dc.subjectMortimerpt_BR
dc.subjectScottpt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherCiencia Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA construção do conhecimento científico na educação de jovens e adultos: análise das interações em uma aula de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD

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