Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A construção do conhecimento científico na educação de jovens e adultos: análise das interações em uma aula de ciências
Autor(es): Ligia Paula Frade
Primeiro Orientador: Adriana Barbosa Salviano
Resumo: As ideias e questionamentos que deram origem a este trabalho surgiram no período de estágio realizado em uma escola pública da rede Estadual, em uma turma do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa turma EJA havia alunos com diferentes conhecimentos prévios e diferentes idades, jovens, adultos e idosos. Em função da heterogeneidade da turma, surgiram-me alguns questionamentos e inquietações, tais como: Como ministrar aulas de ciências capazes de atingir esse grupo de alunos? Quais as intenções da professora? Quais abordagens comunicativas ela usa? Que tipo deinteração há entre a professora e os alunos? Quais são as intervenções da professora? Há construção de conhecimento científico? O objetivo do presente trabalho é investigar a construção do conhecimento científico dos estudantes da EJA, acerca dos episódios de aulas de ciências sobre cadeia alimentar. Os dados analisados (episódios 1 e 2) fazem parte de duas aulas geminadas. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 23 alunos, com idade entre 25 e 52 anos. Para examinar as interações e a construção de significados entre professor-aluno foi utilizada uma ferramenta, proposta por Mortimer e Scott (2002), baseada em cinco aspectos, agrupados em termos de focos do ensino, abordagem e ações. O episódio 1 foi marcado por um discurso de autoridade, uma vez que a professora buscava apenas que os alunos tomassem como verdade o que estava sendo dito. A intenção inicial da professora foi de introduzir e disponibilizar as ideias científicas no plano da sala de aula. No episódio 2 estiveram presentes os discursosdialógicos e de autoridade. Houve uma maior alternância de falas entre o professoraluno, e a intenção da professora foi direcionar e problematizar os discursos da sala de aula de maneira que os alunos pudessem se engajar no processo de construção de conhecimento.Consideramos que a maneira como foi proposta e conduzida a aula deCiências foram insuficientes para que a participação dos alunos possibilitasse na construção de conhecimento científico.
Assunto: Educação de adultos
Ciencia Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHMN
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD

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