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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vinicius Catao de Assis Souzapt_BR
dc.creatorEliete Alves Menezespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:29:39Z-
dc.date.available2019-08-12T09:29:39Z-
dc.date.issued2012-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHW5-
dc.description.resumoObservando-se a falta de motivação dos alunos nas aulas de Química e considerando que a pouca contextualização dos conteúdos pudesse ser uma das principais causas do desinteresse apresentado em sala de aula, decidiu-se investigar neste trabalho as possíveis vantagens do uso de filmes como uma estratégia para estimular a aprendizagem. Os filmes educativos podem auxiliar no processo de contextualização dos conteúdos químicos, além de favorecer o engajamento dos alunos em discussões de natureza social, ambiental, científica, dentre outras. A escolha de filmes como uma atividade alternativa ao ensino tradicional se justifica pelo fato dessa estratégia ser acessível a grande maioria dos professores e escolas. Além disso, as temáticas abordadas nos vários filmes/documentários disponíveis aos professores podem ajudar a demonstrar que os conteúdos trabalhados em sala de aula possuem significados associados ao dia a dia, favorecendo assim a abordagem de questões sócio-científicas que necessitam serem refletidas e discutidas em sala de aula. Os dados desse trabalho foram coletados por meio de um questionário aplicado a 34 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Formiga (MG). A análise dos dados permitiu observar certa dificuldade da maioria dos alunos em se expressarem criticamente diante de temas polêmicos e de problemas sociais, como a questão socioambiental do lixo discutida em sala de aula. Além disso, apontou a necessidade de se inserir nas aulas de Química discussões sobre temas que apresentam relevância social e ambiental, buscando assim a construção de uma consciência crítica e reflexiva frente a esses problemas. Constatou-se também que o trabalho com filmes, sob a mediação do professor, pode desempenhar um importante papel no processo formativo dos alunos e no envolvimento deles com a aula. Isso ocorreu na sensibilização frente às questões de natureza sociais e ambientais discutidas, o que favoreceu de maneira significativa o relacionamento dos conteúdos estudados com a proposta de trabalho desenvolvida em sala de aula.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagens alternativas de ensinopt_BR
dc.subjectQuestões sócio-científicapt_BR
dc.subjectFilmes no ensino de Ciências/Químicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherQuimica  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso do filme como atividade alternativa para contextualizar o ensino de Químicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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