Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHW5
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O uso do filme como atividade alternativa para contextualizar o ensino de Química |
Autor(es): | Eliete Alves Menezes |
Primeiro Orientador: | Vinicius Catao de Assis Souza |
Resumo: | Observando-se a falta de motivação dos alunos nas aulas de Química e considerando que a pouca contextualização dos conteúdos pudesse ser uma das principais causas do desinteresse apresentado em sala de aula, decidiu-se investigar neste trabalho as possíveis vantagens do uso de filmes como uma estratégia para estimular a aprendizagem. Os filmes educativos podem auxiliar no processo de contextualização dos conteúdos químicos, além de favorecer o engajamento dos alunos em discussões de natureza social, ambiental, científica, dentre outras. A escolha de filmes como uma atividade alternativa ao ensino tradicional se justifica pelo fato dessa estratégia ser acessível a grande maioria dos professores e escolas. Além disso, as temáticas abordadas nos vários filmes/documentários disponíveis aos professores podem ajudar a demonstrar que os conteúdos trabalhados em sala de aula possuem significados associados ao dia a dia, favorecendo assim a abordagem de questões sócio-científicas que necessitam serem refletidas e discutidas em sala de aula. Os dados desse trabalho foram coletados por meio de um questionário aplicado a 34 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Formiga (MG). A análise dos dados permitiu observar certa dificuldade da maioria dos alunos em se expressarem criticamente diante de temas polêmicos e de problemas sociais, como a questão socioambiental do lixo discutida em sala de aula. Além disso, apontou a necessidade de se inserir nas aulas de Química discussões sobre temas que apresentam relevância social e ambiental, buscando assim a construção de uma consciência crítica e reflexiva frente a esses problemas. Constatou-se também que o trabalho com filmes, sob a mediação do professor, pode desempenhar um importante papel no processo formativo dos alunos e no envolvimento deles com a aula. Isso ocorreu na sensibilização frente às questões de natureza sociais e ambientais discutidas, o que favoreceu de maneira significativa o relacionamento dos conteúdos estudados com a proposta de trabalho desenvolvida em sala de aula. |
Assunto: | Educação Ensino Meios auxiliares Quimica Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHW5 |
Data do documento: | 30-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_eliete_alves_menezes.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.