Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJVP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claudia Starling Bosco | pt_BR |
dc.creator | Mirely da Costa Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:50:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:50:45Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJVP | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é um relato de experiência em sala de aula no qual foram trabalhadas três atividades investigativas sobre o e-lixo em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades investigativas se apresentam como um meio importante para mudar a abordagem do ensino de ciências em sala de aula, pois oferece ao professor uma rica oportunidade de mudar sua postura de transmissor para mediador do conhecimento. Proporciona aos estudantes possibilidades de participação de forma ativa em seu processo de aprendizagem, abandonando a postura de serem considerados como meros receptores das informações. O objetivo deste trabalho é analisar através das atividades investigativas a concepção dos estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o e-lixo e possibilitar-lhes a prática da reflexão sobre os seus costumes, de sua família e também de sua comunidade. Para a elaboração deste trabalho dialogamos com os trabalhos de Munford & Lima (2004), Azevedo (2004), Driver et al (1999), Carvalho (2004), Oliveira et al(2010), dentre outros. As atividades foram realizadas dentro de uma abordagem qualitativa e trabalhadas em quatro etapas, com produção de três atividades investigativas sobre o e-lixo. Através dos resultados, pode-se observar que as atividades propostas favoreceram maior envolvimento e participação dos estudantes com o assunto trabalhado em aula, além de apresentarem-se mais críticos frente ao consumo de aparelhos eletrônicos, refletindo sobre o descarte do e-lixo de maneira inadequada, bem como as consequências acarretadas ao meio ambiente e à saúde de toda a coletividade | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | E-lixo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Lixo Eliminação Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.title | Atividades investigativas sobre o lixo eletrônico no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_mirely_silva.pdf | 9.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.