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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATKRD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vinicius Catao de Assis Souza | pt_BR |
dc.creator | Antonio Carlos Cabral Rios | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T00:51:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T00:51:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATKRD | - |
dc.description.resumo | A Química Orgânica é um conteúdo considerado por muitos alunos abstrato e puramente teórico. Diante desse fato, é importante que os professores busquem utilizar nas suas aulas estratégias de ensino que favoreçam a interação e o aprendizado. Isso pode ser favorecido com atividades investigativas e estratégias de ensino que possibilitem o desenvolvimento da autonomia e a participação efetiva dos alunos durante o processo de construção do conhecimento científico. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar como uma atividade investigativa utilizada na construção de modelos pode contribuir para o ensino da Química Orgânica. A pesquisa que será descrita nessa monografia foi realizada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular localizada na cidade de Itapecerica, Minas Gerais. Para iniciar esse trabalho, abordou-se o tema Poluição de Mananciais Aquáticos, contextualizando o conteúdo químico em estudo e, aomesmo tempo, conscientizando os alunos sobre a importância da questão ambiental na atualidade. Na sequência, foi proposto um trabalho relativo à construção de modelos moleculares, considerando que estes podem ser importantes ferramentas no processo de mediação do conhecimento científico. Com a utilização/construçãodos modelos, buscou-se favorecer a visualização tridimensional das moléculas orgânicas em estudo, o que é considerado por muitos professores e alunos como fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da Química. Os resultados encontrados demonstram que os alunos não tiveram facilidade para construírem corretamente os modelos das moléculas apresentadas em sala de aula. Entretanto,a interação estabelecida na turma, assim como o processo de elaboração dos modelos como um todo, os auxiliaram na melhor compreensão do conteúdo estudado, além de permitir uma importante reflexão relacionada à poluição das águas. Dessa forma, a construção dos modelos para as moléculas orgânicas, com a mediação do professor durante as etapas do trabalho, e a contextualização doconteúdo, permitiu concluir que essas estratégias/abordagens de ensino podem ser muito relevantes para o processo de aprendizagem da Química Orgânica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Modelos moleculares | pt_BR |
dc.subject | Poluição das águas | pt_BR |
dc.subject.other | Quimica organica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Água Poluição | pt_BR |
dc.title | Utilização de modelos moleculares no ensino da química orgânica | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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