Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATKRD
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dc.contributor.advisor1Vinicius Catao de Assis Souzapt_BR
dc.creatorAntonio Carlos Cabral Riospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T00:51:16Z-
dc.date.available2019-08-12T00:51:16Z-
dc.date.issued2012-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATKRD-
dc.description.resumoA Química Orgânica é um conteúdo considerado por muitos alunos abstrato e puramente teórico. Diante desse fato, é importante que os professores busquem utilizar nas suas aulas estratégias de ensino que favoreçam a interação e o aprendizado. Isso pode ser favorecido com atividades investigativas e estratégias de ensino que possibilitem o desenvolvimento da autonomia e a participação efetiva dos alunos durante o processo de construção do conhecimento científico. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar como uma atividade investigativa utilizada na construção de modelos pode contribuir para o ensino da Química Orgânica. A pesquisa que será descrita nessa monografia foi realizada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola particular localizada na cidade de Itapecerica, Minas Gerais. Para iniciar esse trabalho, abordou-se o tema Poluição de Mananciais Aquáticos, contextualizando o conteúdo químico em estudo e, aomesmo tempo, conscientizando os alunos sobre a importância da questão ambiental na atualidade. Na sequência, foi proposto um trabalho relativo à construção de modelos moleculares, considerando que estes podem ser importantes ferramentas no processo de mediação do conhecimento científico. Com a utilização/construçãodos modelos, buscou-se favorecer a visualização tridimensional das moléculas orgânicas em estudo, o que é considerado por muitos professores e alunos como fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da Química. Os resultados encontrados demonstram que os alunos não tiveram facilidade para construírem corretamente os modelos das moléculas apresentadas em sala de aula. Entretanto,a interação estabelecida na turma, assim como o processo de elaboração dos modelos como um todo, os auxiliaram na melhor compreensão do conteúdo estudado, além de permitir uma importante reflexão relacionada à poluição das águas. Dessa forma, a construção dos modelos para as moléculas orgânicas, com a mediação do professor durante as etapas do trabalho, e a contextualização doconteúdo, permitiu concluir que essas estratégias/abordagens de ensino podem ser muito relevantes para o processo de aprendizagem da Química Orgânica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectModelos molecularespt_BR
dc.subjectPoluição das águaspt_BR
dc.subject.otherQuimica organica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherÁgua Poluiçãopt_BR
dc.titleUtilização de modelos moleculares no ensino da química orgânicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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