Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AUGED
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Uso das mãos por crianças com paralisia cerebral: contextos e intervenções
Autor(es): Marina de Brito Brand?o
Primeiro Orientador: Marisa Cotta Mancini
Primeiro membro da banca : Luciana Assis Costa
Segundo membro da banca: Juliana de Melo Ocarino
Terceiro membro da banca: Katia Maria Penido Bueno
Quarto membro da banca: Andrew Gordon
Resumo: O uso das mãos durante a realização de atividades da rotina diária por crianças com paralisia cerebral do tipo hemiparesia espástica é permeado por fatores contextuais, ambientais e pessoais, nos quais essas crianças estão inseridas. Tais fatores parecem contribuir para a discrepância entre o que a criança é capaz de realizar no contexto terapêutico e seu desempenho em casa. Além disso, observa-se crescente corpo de conhecimento acerca dos efeitos de intervenções de alta intensidade, Terapia de Movimento Induzido por Restrição (CIMT) e Treinamento Intensivo Bimanual de Braço-Mão (HABIT) na promoção da função manual dirigida a essa população. A importância de avaliar os efeitos das intervenções na funcionalidade da criança se dá na medida em que esse desfecho ilustra a possível transferência de ganhos nas habilidades unimanuais e bimanuais para a rotina da criança. Os objetivos gerais dessa tese foram compreender a influência de fatores contextuais no uso funcional das mãos e avaliar os efeitos de intervenções de alta intensidade, CIMT e HABIT, na promoção da funcionalidade de crianças com hemiparesia espástica. Para tanto, foram realizados dois estudos, um estudo qualitativo e um quantitativo. No Estudo 1 (qualitativo), participaram sete crianças com hemiparesia espástica, bem como suas cuidadoras e terapeutas. Foram realizadas entrevistas com as cuidadoras e as terapeutas das crianças e observações em casa e no setting terapêutico, com objetivo de conhecer as características físicas, de suporte e atitudinais que permeiam o uso das mãos por crianças com hemiparesia nesses ambientes, assim como as estratégias e reações das crianças frente às dificuldades relacionadas à função manual. Os conteúdos dos relatos das entrevistas semi-estruturadas e do diário de campo foram analisados por meio do software N-Vivo 8, com posterior determinação das seguintes categorias temáticas: (1) uso das mãos: facilitadores e dificultadores; (2) lidando com as dificuldades: estratégias e reações; (3) ajuda à criança: tipos e motivos de suporte. Os resultados apontam discrepância entre as ações das cuidadoras e terapeutas, revelando as especificidades desses contextos, facilitando ou dificultando o uso das mãos em atividades da rotina, a escolha de estratégias e as reações das crianças frente às dificuldades. No Estudo 2 (quantitativo), os participantes foram 16 crianças com hemiparesia espástica, as quais foram aleatoriamente submetidas às intervenções CIMT ou HABIT, 6 horas por dia, durante 3 semanas totalizando 90 horas de intervenção. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) foram usados para avaliar a funcionalidade da criança. Ambos os grupos apresentaram melhoras estatisticamente significativas nos desfechos investigados, com interação entre grupo x avaliação apenas na escala de desempenho da COPM, com escores superiores do grupo de crianças submetidas ao HABIT. Os resultados sugerem que as duas técnicas podem ser utilizadas para melhoria de desfechos funcionais.
Abstract: The use of the hands during the accomplishment of daily living activities by children with hemiparetic cerebral palsy is influenced by contextual factors (environmental and personal) where children live. Such factors can contribute to the discrepancy between the childs capacity in the therapeutic context and his/her performance at home. Moreover, an increasing number of studies regarding high intensity interventions, such as Constraint Induced Movement Therapy (CIMT) and Hand-Arm Bimanual Intensive Training (HABIT) are presenting benefits on childrens hand function. It is important to evaluate the effects of these interventions on childrens daily functioning as it illustrates the possible transference of gains in unimanual and bimanual abilities on childrens routine. The objectives of this thesis were to comprehend the influence of contextual factors on the functional use of the hands and to evaluate the effects of high intensity interventions, CIMT and HABIT, on childrens daily living functioning. Two studies, a qualitative and a quantitative one, were performed. On Study 1 (qualitative), seven children with hemiparetic CP and his/her caregivers and occupational therapists were included. Interviews with the caregivers and occupational therapists and observations were conducted at home and clinical setting, in order to obtain information regarding physical, support and attitudinal contexts that may impact on the use of the hands by children with hemiparetic cerebral palsy, as well as childrens strategies and reactions to difficulties related to hand function. The content from the interviews and the daily log were analyzed using the N-Vivo 8 software. Three thematic categories were presented: (1) use of the hands: facilitators and barriers; (2) dealing with difficulties: strategies and reactions; (3) helping the child: types and reasons for supporting. The results point to discrepancies between the actions of caregivers and therapists, revealing the contextual specificities, facilitating or hindering the use of the hands in daily living activities, the choice of strategies and childrens reactions to the difficulties. On Study 2 (quantitative), the participants were 16 children with spastic hemiparesis who were randomly assigned to CIMT or HABIT interventions that lasted 6 hours daily, during 3 weeks, totaling 90 hours of intervention. The Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) and the Canadian Occupational Performance Measure (COPM) were used to assess childrens daily functioning. Both groups presented significant improvements on the investigated outcomes, with group x assessment interaction on the COPM performance scale, with superior improvements on the HABIT group. The results suggest that both techniques can be used to improve childrens daily functioning.
Assunto: Reabilitação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AUGED
Data do documento: 4-Mai-2012
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