Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYHDD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cristina Maria de Castro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandre Antonio Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silas Guerriero | pt_BR |
dc.creator | Glauber Loures de Assis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T07:17:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T07:17:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-20 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYHDD | - |
dc.description.resumo | Essa dissertação é um esforço de se pensar sociologicamente o Santo Daime para além do norte do Brasil; de se refletir extensivamente sobre a inserção do Santo Daime no contexto religioso global. A partir dos conceitos de encantamento e desencantamento do mundo e do debate sobre a secularização e a pluralidade religiosa no mundo ocidental, este trabalho aborda o processo social dialógico e conflituoso que acompanha a expansão, legitimação e ressignificação desse grupo religioso na sociedade contemporânea. Ao fazer isso, nossa pesquisa alerta para a premência da sociologia da religião em observar os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) e as religiões ayahuasqueiras para a compreensão mais ampla da religiosidade hodierna, evidencia as possibilidades e desafios que o Daime, as chamadas religiões enteógenas e outros grupos que utilizam a ayahuasca engendram para a pesquisa sociológica e demonstra que o Santo Daime/CEFLURIS não é um fenômeno contingencial, mas faz parte de amplos processos sociais e está inserido no sistemareligioso da contemporaneidade. Para tanto, com base na observação participante de grupos daimistas de Minas Gerais e da Europa, feita entre os anos de 2011-2012, este trabalho se divide em quatro etapas distintas e um apêndice. A primeira é uma discussão metodológico-epistemológica, que problematiza a observação participante e a validade e confiabilidade da pesquisa científica em minorias religiosas estigmatizadas. A segunda, mais descritiva, apresenta o Santo Daime em linhas gerais, abordando sua liturgia e os conceitos-chave de seu repertório simbólico. A terceira parte procura analisar o Daime através da sociologia da religião e de discussões mais amplas sobre a religiosidade no mundo ocidental contemporâneo. O quarto capítulo trata da expansão e ressignificação do Daime no sudeste (com ênfase em Minas Gerais) e na Europa, comparando estes contextos. Por fim, há um apêndice nessa dissertação, que se refere à própria experiência subjetiva do pesquisador com a ayahuasca durante o Mestrado e suas implicações para o desenvolvimento do trabalho sociológico, de modo a dar ao leitor ferramentas para a reflexão sobre as escolhas metodológicas na pesquisa sociológica de grupos religiosos e sobre a neutralidade axiológica e o distanciamento do cientista social frente a seu objeto de estudo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ayahuasca | pt_BR |
dc.subject | Santo Daime | pt_BR |
dc.subject | Novos movimentos religiosos | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da religião | pt_BR |
dc.subject.other | Religião Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ayahuasca | pt_BR |
dc.subject.other | Santo Daime | pt_BR |
dc.title | Encanto e desencanto: um estudo sociológico sobre a inserção do Santo Daime no cenário religioso contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sociologia_glauber_loures_assis_dissertacao.pdf | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.