Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYHDD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristina Maria de Castropt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Antonio Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Silas Guerrieropt_BR
dc.creatorGlauber Loures de Assispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:17:00Z-
dc.date.available2019-08-12T07:17:00Z-
dc.date.issued2013-02-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYHDD-
dc.description.resumoEssa dissertação é um esforço de se pensar sociologicamente o Santo Daime para além do norte do Brasil; de se refletir extensivamente sobre a inserção do Santo Daime no contexto religioso global. A partir dos conceitos de encantamento e desencantamento do mundo e do debate sobre a secularização e a pluralidade religiosa no mundo ocidental, este trabalho aborda o processo social dialógico e conflituoso que acompanha a expansão, legitimação e ressignificação desse grupo religioso na sociedade contemporânea. Ao fazer isso, nossa pesquisa alerta para a premência da sociologia da religião em observar os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) e as religiões ayahuasqueiras para a compreensão mais ampla da religiosidade hodierna, evidencia as possibilidades e desafios que o Daime, as chamadas religiões enteógenas e outros grupos que utilizam a ayahuasca engendram para a pesquisa sociológica e demonstra que o Santo Daime/CEFLURIS não é um fenômeno contingencial, mas faz parte de amplos processos sociais e está inserido no sistemareligioso da contemporaneidade. Para tanto, com base na observação participante de grupos daimistas de Minas Gerais e da Europa, feita entre os anos de 2011-2012, este trabalho se divide em quatro etapas distintas e um apêndice. A primeira é uma discussão metodológico-epistemológica, que problematiza a observação participante e a validade e confiabilidade da pesquisa científica em minorias religiosas estigmatizadas. A segunda, mais descritiva, apresenta o Santo Daime em linhas gerais, abordando sua liturgia e os conceitos-chave de seu repertório simbólico. A terceira parte procura analisar o Daime através da sociologia da religião e de discussões mais amplas sobre a religiosidade no mundo ocidental contemporâneo. O quarto capítulo trata da expansão e ressignificação do Daime no sudeste (com ênfase em Minas Gerais) e na Europa, comparando estes contextos. Por fim, há um apêndice nessa dissertação, que se refere à própria experiência subjetiva do pesquisador com a ayahuasca durante o Mestrado e suas implicações para o desenvolvimento do trabalho sociológico, de modo a dar ao leitor ferramentas para a reflexão sobre as escolhas metodológicas na pesquisa sociológica de grupos religiosos e sobre a neutralidade axiológica e o distanciamento do cientista social frente a seu objeto de estudo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAyahuascapt_BR
dc.subjectSanto Daimept_BR
dc.subjectNovos movimentos religiosospt_BR
dc.subjectSociologia da religiãopt_BR
dc.subject.otherReligião Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherAyahuascapt_BR
dc.subject.otherSanto Daimept_BR
dc.titleEncanto e desencanto: um estudo sociológico sobre a inserção do Santo Daime no cenário religioso contemporâneopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sociologia_glauber_loures_assis_dissertacao.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.