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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Usos sociais da leitura e da escrita em uma comunidade quilombola - Alto Jequitinhonha/MG
Authors: Patricia Barros Soares
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Referee: Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Second Referee: Maria Lucia Castanheira
Third Referee: Maria Jose Francisco de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Aracy Alves Martins Evangelista
Abstract: Esta pesquisa buscou investigar os usos sociais da leitura e da escrita por pessoas pouco escolarizadas, a partir da análise das significações atribuídas por elas às práticas vinculadas à linguagem escrita. Tem-se como lócus geográfico, Vila Nova, uma comunidade quilombola situada no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, no Alto Vale do Jequitinhonha/MG. A partir do contato inicial com sujeitos que frequentavam aulas de alfabetização nessa comunidade, passamos a ter o interesse em analisar o modo como eles e os demais membros se articulavam nas diferentes atividades que demandam habilidades de leitura e escrita. Afinal, quais são os usos que a comunidade faz da leitura e da escrita? Qual o valor atribuído por sujeitos com pouca escolaridade a essa linguagem? Para o desenvolvimento desse estudo adotamos a abordagem etnográfica, utilizando como recursos metodológicos observações de episódios, anotações de campo e entrevistas, possibilitando, assim, o levantamento de dados, cuja apreciação permitiu a compreensão sobre as estratégias de que esses sujeitos lançam mão diante de situações em que a utilização da escrita lhes é demandada. O aporte teórico se pauta, sobretudo, nos aspectos ligados aos New Literacy Studies (NLS) que se referem a um campo de estudos no qual se podem destacar autores como Street (1984, 2010), Heath, (1983 apud SOARES, 2003), Kleiman (1995); Soares (2003, 2010) entre outros, cuja base fundamental é a perspectiva social do letramento, focalizando os diferentes contextos nos quais sujeitos lidam com a cultura escrita. As análises resultantes da observação do uso da escrita, nas esferas do trabalho e doméstica, revelaram que a escrita assume significados plurais para os sujeitos da pesquisa, dependendo do contexto e das instituições em que ela está inserida, ora exercendo a função usual, como no caso do registro administrativo em um caderno de fluxo de caixa, ou como complemento de espaços religiosos presentes nas salas de algumas casas, ora exercendo uma função completamente diferente do que é esperado como no caso da decoração em algumas casas.
Abstract: This survey searched to examine the social usages of reading and writing among low literate people, from the analysis of meanings attributed by them to practices linked to writing language. The geographical locus we chose was Vila Nova located at the district of São Gonçalo do Rio das Pedras, no Alto Jequitinhonha/MG. From the initial contact with individuals who attended literacy classes in this community we started to be interested in analyzing the way how they and the other members acted in different activities which needed reading and writing abilities. In short how does the community deal with the abilities of reading and writing? What is the value given by low literate people to this language? In order to develop this study we adopted as a research tool the ethnographic approach using as methodological resources episode observations, field notes and interviews enabling thus, data raising, whose appreciation permitted the understanding of strategies which these individuals use in front of situations in which the usage of writing is needed. The theoretical base discusses, specially , aspects related to New Literacy Studies ( NLS ) which refer to a field study in which we can mention authors such as: Street (1984,2010) , Heath (1983 apud SOARES, 2003), Kleiman (1995) , Soares (2003,2010 ) among others, whose fundamental basis is the ethnographic perspective of literacy focusing different contexts in which individuals deal with the writing culture. The analyses resulting from the observation of the usage of writing at work and at home revealed that writing assumes plural meanings to the researched individuals , depending on the context and institutions in which they take part, sometimes ,having his usual function as in the case of an administrative register on a copybook of cash flow or sometimes as complement of religious spaces present in the rooms of some houses, sometimes having a function completely different from what is expected as in the case of decoration in some houses.
Subject: Leitura
Educação
Alfabetização de adultos  
Letramento  
Quilombos Jequitinhonha, Rio, Vale (MG e BA)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYJXG
Issue Date: 24-May-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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