Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYKH5
Type: Tese de Doutorado
Title: Um estudo sobre as contribuições de um curso de formação continuada a partir das narrativas de professoras que ensinam matemática
Authors: Andrea Silva Gino
First Advisor: Maria Laura Magalhaes Gomes
Abstract: Neste trabalho, buscamos compreender as contribuições do curso de Especialização em Educação Matemática do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica LASEB, a partir das narrativas de professoras que ensinam Matemática no 2º ciclo de formação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Para orientar nossas condutas teórico-metodológicas, apoiamo-nos em conceitos retirados das produções teóricas de Vicente Garnica. As narrativas nos mostraram caminhos para compreensão de nossas indagações e possibilitaram uma aproximação dos conceitos teóricos presentes nos trabalhos de Selma Pimenta, Maurice Tardif e Kenneth Zeichner, bem como no de autores mais ligados ao campo da Educação Matemática. A pesquisa, que teve como fundamento teórico-metodológico a História Oral, lançou mão dos aportes representados por entrevistas de dez professoras que cursaram o LASEB. As narrativas orais gravadas e transcritas geraram dez textualizações e textos contendo uma síntese de nossas compreensões sobre cada narrativa. Na perspectiva de compartilhar nossas análises com as professoras colaboradoras, convidamo-las para uma segunda entrevista, que originou outras textualizações. A análise do material empírico foi realizada a partir de duas vertentes: a das singularidades evidenciadas por cada professora e a das regularidades no conjunto das narrativas das professoras. Em relação às regularidades, emergiram quatro eixos não disjuntos, mas que são analisados sequencialmente: aproximações e afastamentos em relação à Matemática; formação acadêmica prévia, formação vivencial e formação no LASEB; avaliação e pesquisa e aprendizagem. Dentre as compreensões possibilitadas pelas narrativas que fizeram parte deste estudo, destacamos que o LASEB marcou positivamente a história de formação docente das dez professoras que participaram desta pesquisa. Entretanto, verificou-se, também, que os resultados do curso foram considerados, pelas docentes, frágeis para a sustentação do papel de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista sua avaliação quanto a seu próprio conhecimento sobre o ensino de Matemática.
Abstract: In this work we present our research in order to understand the contributions brought by the course of Specialization in Mathematics Education of the Postgraduate Program for Teaching in Basic Education (Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica LASEB), from the narratives of teachers who teach mathematics in the 2nd cycle of formation at the municipal schools of Belo Horizonte. To guide our theoretical-methodological behaviour, we relied on concepts taken from the theoretical productions of Vicente Garnica. Such narratives showed ways for understanding our questioning and allowed an approximation to the theoretical concepts found in the works of Selma Pimenta, Maurice Tardiff and Kenneth Zeichner, as well as in papers written by authors more attached to the field of Mathematics Education. The research, which had Oral History as theoretical-methodological basis, resorted to contributions represented by interviews with ten teachers who had attended LASEB. The recorded and transcribed oral narratives generated ten textualizations and texts containing a synthesis of our comprehension of the narratives. In the perspective of sharing our analyses with the interviewed teachers, we invited them to a second interview, which originated other textualizations. The analysis of the empirical material was performed from two strands: that of singularities evidenced by each teacher and that of regularities in the whole of the teachers narratives. In relation to regularities, we focus on four non-disconnected points which are sequentially analysed: approximations and deviations in relation to mathematics; previous academic background, life experience, and LASEB background; evaluation; research and learning. Among the findings allowed by the narratives embodied in this study, we highlight the fact that LASEB indisputably marked the history of the teaching training of those ten teachers who took part in this research. Nevertheless, it was also perceived that the teachers regarded the results of the course as fragile for sustaining the role of those mathematics teachers involved in the first years of elementary education having in view their evaluation over their own knowledge about mathematics teaching.
Subject: Educação
História oral
Professores  Formação  
Matematica  Estudo e ensino  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYKH5
Issue Date: 3-Jul-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.